Stellantis está no caminho para alcançar metas sociais e ambientais ousadas
A Stellantis lançou hoje (dia 28) seu segundo relatório de Responsabilidade Social Corporativa (CSR), cumprindo seus compromissos e confirmando a dedicação para alcançar suas metas sociais e ambientais.
“Sabemos do papel e responsabilidade que temos ao abordar os desafios ambientais e sociais que o mundo enfrenta, incluindo a adoção de soluções inovadoras para preservar a liberdade de mobilidade para todos”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Com uma abordagem holística completa e abrangente dos stakeholders, tivemos um forte progresso em direção à nossa ambiciosa meta de sermos carbono neutro até 2038, ajudando a proteger o planeta e, com ele, o futuro da empresa.”
As atividades do CSR estão totalmente incorporadas ao Dare Forward 2030, o plano estratégico de longo prazo da empresa. Em 2022, as principais iniciativas de CSR incluíram:
- Desenvolvimento do Relatório do Clima (confira o Capítulo 2) que explica a abordagem holística da empresa para descarbonização e confirma que está no caminho de se tornar uma empresa de carbono neutro, considerando todos os escopos, até 2038, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes. Em 2022, a Stellantis alcançou uma redução de 11% da pegada de carbono da Manufatura nos escopos 1 e 2, desde 2021, e confirma o foco na implementação de sua estratégia de descarbonização de escopo 3 para produtos e serviços sustentáveis por meio da eletrificação de produtos, inclusão do critério de emissão de gases de efeito estufa para a seleção de fornecedores de materiais de maior impacto na emissão e abordagem rigorosa completa para economia circular.
- Liberação e implementação de políticas globais na empresa, incluindo Política de Energia e Ambiental, Política de Recursos Humanos e Diretrizes de Compra Responsável Global.
- Ambição centrada no ser humano para transformar em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável com iniciativas de qualificação e requalificação e um forte foco em diversidade e inclusão, com 27% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, com meta de 30% até 2025.
- Apoio fornecido pela Stellantis Foundation para organizações globais e entidades de base sem fins lucrativos, capacitando as pessoas por meio do acesso à educação.
A Stellantis também iniciou, facilitado pela Wavestone, um parceiro independente, o Freedom of Mobility Forum, um encontro internacional de apaixonados por solução de problemas, comprometidos com discussões baseadas em fatos que desafiam o status quo, expandem perspectivas e identificam a melhor forma de permitir liberdade de mobilidade acessível e sustentável para uma sociedade que enfrenta as implicações do aquecimento global.
O Relatório CSR da Stellantis 2022 descreve a visão, as metas, os riscos e as oportunidades, incluindo governança, políticas, organização, principais iniciativas e resultados relacionados aos seis pilares da política CSR da empresa, abordando 22 tópicos. Para cada tópico de CSR, a Stellantis publicou de forma transparente os resultados de 2022 e 2021 sobre as principais métricas relacionadas a metas de curto, médio e longo prazo. As seis principais áreas de foco são:
- Gerar um impacto tangível sobre as mudanças climáticas
- Impulsionar a transformação da empresa por meio do desenvolvimento de capital humano
- Atender às expectativas dos clientes em constante mudança em relação à mobilidade
- Prevenir violações de ética, promovendo uma cultura ética
- Promover proteção e implementar o uso responsável dos recursos naturais
- Garantir a proteção dos direitos humanos e apoiar um desenvolvimento econômico equilibrado dos territórios
Durante 2022, a Stellantis finalizou a consolidação de seus dados após a formação da empresa em janeiro de 2021 e continuou seu trabalho para alinhar suas práticas de forma consistente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa