Stellantis conquista mais de 60 prêmios na América do Sul em 2021
– Em seu primeiro ano de operação,a Stellantis foi destaque em diferentes premiações na região
– Revista Autoesporte elege Fiat Pulse o Carro do Ano, além de Jeep Commander como SUV Premium do Ano e Ram 1500 como Picape do Ano
– Antonio Filosa foi considerado “Executivo de Valor” pelo jornal Valor Econômico no setor de Veículos e Peças
Prestes a completar um ano de operação, a Stellantis já possui inúmeros motivos para comemorar. Além de ser a líder de mercado não só no Brasil, mas também na Argentina e América do Sul, o grupo conquistou um total de 68 prêmios na região em 2021.
Carro do Ano, Líder em Contribuição em Responsabilidade Social, Melhor Picape e Melhor Carro Elétrico são apenas alguns dos títulos que a Stellantis recebeu neste ano. Sua atuação foi premiada em múltiplos aspectos, como marketing, liderança, tecnologia e design. Além disso, lançamentos como o Fiat Pulse e o Jeep Commander foram destaques de importantes premiações.
Reconhecimento institucional
A nova empresa foi premiada em importantes aspectos organizacionais. No prêmio AB Diversidade, a Stellantis recebeu três troféus: Maiores Empregadores de Pessoa com Deficiência, de Jovens e de Profissionais 50 anos Mais. Os prêmios são resultado das ações da empresa para ampliar a diversidade, inclusão e pluralidade na companhia.
Já no Prêmio ClienteSA, o reconhecimento se deu nas categorias Case do Ano e Líder em Contribuição em Responsabilidade Social, premiando as ações do Vozes Daqui e Cooperárvore. O primeiro é um programa educacional que tem o objetivo de fortalecer a educação e promover o protagonismo juvenil em Goiana (PE). Já o segundo é o projeto de uma cooperativa de moda sustentável, com o objetivo de proporcionar a inclusão social de mulheres do bairro Jardim Teresópolis (MG), comunidade próxima ao Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG). O local se tornou um negócio social, gerando trabalho e renda para a comunidade.
Além do Brasil, a Stellantis recebeu na Argentina dois reconhecimentos em 2021. O prêmio COAS a la Solidaridad 2020/2021 contemplou as ações sociais realizadas no país vizinho e o prêmio La Nación-Banco Galicia a la Excelencia Exportadora reconheceu a companhia entre os Grandes Exportadores.
Tecnologia e manufatura também são destaques
No ano em que a Stellantis avançou em conectividade e inovação, três produtos tecnológicos da companhia foram agraciados pelo prêmio Mobilidade Estadão. Na categoria Melhor Tecnologia, a empresa foi reconhecida pelas soluções Fiat Connect////Me e Jeep Adventure Intelligence.
O novo motor GSE 1.0 Turbo Flex da Stellantis, produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), ganhou o prêmio de Motor do Ano até 2.0 da Autoesporte, além do destaque de motorização do portal Mecânica Online. O mesmo site ainda escolheu o Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE) como reconhecimento de destaque em Manufatura Automotiva, especialmente pela utilização da tecnologia e do projeto 5G desenvolvido na planta.
Antonio Filosa
Novamente Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, foi eleito “Executivo de Valor” pelo jornal Valor Econômico no setor de Veículos e Peças. O executivo também recebeu o Prêmio REI, da Automotive Business, na categoria Liderança de Montadora, e foi reconhecido como Melhor Executivo de Montadora pelo Top Car TV.
Fiat
Além de ter sido destaque no mercado brasileiro, conquistando a liderança e emplacando o veículo mais vendido do ano, com a Nova Strada, a Fiat também aumentou ainda mais a sua sala de troféus. Com importantes lançamentos, a marca foi destaque em diferentes premiações. Não é para menos, já que a marca foi responsável pelo lançamento mais aguardado do ano: o Fiat Pulse, que trouxe ineditismo ao ser revelado pela primeira vez na final do reality show Big Brother Brasil, algo nunca visto na indústria automotiva brasileira. Além disso, engajou mais de 380 mil pessoas em uma votação nacional para a escolha do nome.
Com tanta inovação, o resultado não poderia ser outro: o Pulse foi eleito o Carro do Ano pela Autoesporte, o mais antigo e tradicional prêmio da imprensa automotiva brasileira. O modelo também venceu nas categorias Destaque e SUV Compacto da premiação do UOL Carros, foi escolhido o melhor carro nacional pelo Car Awards Brazil 2022, o Melhor Utilitário Esportivo Nacional até R$ 135.999 e o Melhor Carro do Ano Top Car TV 2021 pelo júri do Top Car TV e o SUV Compacto pelo Carsughi L’Auto Preferita. Além disso, o design do Fiat Pulse foi aclamado pelos prêmios especializados e o modelo levou três troféus: Prêmio Design MCB e os destaques em Design Interno e Design Externo pelo portal Mecânica Online.
Outro modelo case de sucesso da marca, a Nova Fiat Toro foi eleita o Veículo Comercial Leve pelo Prêmio AutoData e levou a melhor na categoria picape em diferentes premiações, como UOL Carros, Car Awards Brazil 2022, Carsughi L’Auto Preferita, Top Car TV e Abiauto. Neste último, o Fiat Argo também venceu em Carro Nacional acima de 1,6 litro.
A Nova Fiat Strada venceu no quesito picape nas certificações Prêmio Visão Agro Brasil e Trend Cars com a recém-lançada versão Automática CVT. Também figurou no pódio de picape pequena no Carsughi L’Auto Preferita e foi eleita o “Vehículo Comercial del Año” pela PIA (Periodistas de la Industria Automotriz) na Argentina.
Além disso, o lançamento da sua segunda geração ficou em primeiro lugar na categoria “Marketing Communication – B2C”, do AutoVision Awards, International Automotive Film and Multimedia Festival, a maior da indústria audiovisual do setor automotivo e mobilidade, sendo o primeiro case brasileiro a levar o troféu.
A Fiat também foi reconhecida como tendência automotiva pelo Trend Cars, marca inovadora pelo Carsughi L’Auto Preferita e a melhor montadora pelo Uol Carros. Já o seu relacionamento com o consumidor foi destaque no ranking Melhores Empresas em Satisfação do Cliente (realizado pelo Instituto Mesc), tanto na categoria de Montadoras de Veículos como entre as 100 melhores empresas neste quesito no Brasil.
Além disso, o prêmio argentino Eikon Córdoba reconheceu a Fiat nas categorias “Issues Management” e “Campaña General de Difusión” com o case “Fiat Cronos: El Auto Argentino”.
Jeep
A Jeep também fez bonito e garantiu troféus com seus veículos, campanhas publicitárias e índice de satisfação do consumidor. Foi considerada uma das marcas preferidas pelo Diário de Pernambuco e a marca de revenda de automóveis mais lembrada no Prêmio JC Recall. Além disso, venceu o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, na categoria Veículos – Automóveis de Luxo e ainda está no ranking Melhores Empresas em Satisfação do Cliente, do Instituto Mesc), tanto na categoria de Montadoras de Veículos quanto entre as 100 melhores empresas neste quesito no Brasil.
A marca também foi destaque no Effie Awards Brasil, levando dois troféus: Especiais – Eficácia de Longo Prazo, com o case “Jeep, marca que vende” e Especiais – Brand Experience com o “Jeep Game Xperience”, ambos produzidos em parceria com a agência FBiz.
O grande lançamento da Jeep, o Commander, conquistou oito troféus. Ele foi eleito o Carro do Ano Premium pela Autoesporte, SUV Premium pelo UOL Carros, o SUV no Trend Cars e SUV Grande da Carsughi L’Auto Preferita. Também recebeu o troféu de Melhor Utilitário Esportivo Nacional acima de R$ 136 mil pelo Top Car TV, SUV Crossover Nacional e Carro Abiauto pela premiação da Abiauto, além do reconhecimento como Melhor Veículo Dinâmico do portal Mecânica Online.
O Novo Compass, que ficou ainda mais moderno e arrojado este ano, também conquistou importantes títulos, como o Melhor SUV Médio nas certificações Prêmio Mobilidade Estadão, UOL Carros e Carsughi L’Auto Preferita.
Presente em todos os novos modelos Jeep, o sistema de infotainment Adventure Intelligence by Jeep Connect foi premiado na categoria Conectividade e Áudio pelo portal Mecânica Online e fez a Stellantis receber o troféu de Melhor Tecnologia do prêmio Mobilidade Estadão, conforme já mencionado acima.
Peugeot
O ano de 2021 foi extremamente marcante para a Peugeot. A marca registrou crescimento de 133,5% na comercialização de veículos, sendo o 208 o grande destaque. O carro também ganhou o prêmio Compra do Ano 2021, da Revista Motorshow, na categoria hatch compacto. Já a versão elétrica do modelo, o Peugeot e-208 GT recebeu o troféu de Melhor Carro Elétrico pela Car Awards Brazil 2021. Na Argentina, o 208 também conquistou importantes prêmios, como Auto del Año, pelo Grupo Premia, e Auto Regional del Año, reconhecido pela PIA (Periodistas de la Industria Automotriz).
Ram
A marca Ram, marca das caminhonetes mais poderosas e sofisticadas do país, também registrou momentos de glória neste ano, que encerrou coroando a Ram 1500 como Picape do Ano, no prêmio Carro do Ano promovido pelo Autoesporte. Vale dizer que a Ram teve o segundo ano consecutivo de vendas recordes. Até o fechamento de novembro, foram 2.713 unidades emplacadas (em 2020 haviam sido 1.475).
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão