Startup brasileira Unico renova identidade de marca em versão 2.0
07 de julho de 2022
  • English

IDTech criada em 2007 comemora 15 anos com mudanças na marca e se prepara para estar cada vez mais perto do consumidor final

A Unico, startup que inaugurou o segmento de IDTech no Brasil, completa 15 anos de atuação e lança atualizações nas diretrizes e identidade de marca. A mudança está alinhada ao momento da companhia que, após o aporte de US$ 100 milhões liderado pelo Goldman Sachs, tem prevista a expansão para América Latina e a aproximação do mercado B2C. A evolução no branding também busca reforçar as principais características da IDTech: segurança, simplicidade, transparência e o respeito às individualidades das pessoas.

Essa é a segunda mudança na marca da Unico desde a chegada de Gabriela Onofre como sócia e VP de Comunicação e Marketing, em 2019. A primeira, em 2020, marcou a mudança do nome Acesso Digital para Unico. “A virada da marca há dois anos foi fundamental para nos posicionar como empresa de identidade digital, setor no qual fomos pioneiros no Brasil. O nome ‘Unico’ dá ênfase ao fato de que cada um de nós é único, isso é o core da nossa atuação”, afirma Gabriela Onofre.

“Acreditamos que a identidade digital é a base para acessarmos serviços e produtos de forma simples e segura em uma sociedade cada vez mais conectada. Estamos nos preparando para o futuro em que estaremos ainda mais presentes no dia a dia das pessoas e, para isso, queremos ser referência em respeito à privacidade, dando a elas total controle sobre seus dados e autonomia sobre sua identidade. Construir esta marca e reputação é o mote do nosso dia a dia na Unico”, complementa a executiva.

Com o objetivo de se aproximar do mercado B2C a Unico anunciou recentemente o lançamento do Token Biométrico, tecnologia que utiliza a identidade digital para autenticar transações do dia a dia, como uma transferência bancária ou algum pagamento online, eliminando a necessidade de senhas e acrescentando uma camada extra de segurança. Por meio da sua atuação B2B, presente em mais de 800 empresas de diversos setores, a IDTech já vem impactando a vida da população. Nos últimos três anos, a startup viabilizou que 38 milhões de pessoas acessassem de forma segura serviços financeiros digitalmente, entre acessos a bancos, carteiras digitais, fintechs, varejo e comércio eletrônico, e autenticou mais de 18 milhões de documentos via assinatura eletrônica.

Humanizar, aproximar e incluir

Para garantir consistência e simplicidade da marca, que continua em constante expansão, a companhia olhou para a arquitetura com um foco de escalabilidade do negócio. “Somos uma marca jovem e que está crescendo muito rápido. Nós acreditamos que a nossa identidade é nosso conjunto de potencialidades. Construímos um mundo mais confiável e menos burocrático, para facilitar e impulsionar a vida de cada um. Por isso, pensamos em uma versão 2.0 que possa acomodar o universo de possibilidades que já oferecemos ou ainda vamos oferecer através da nossa tecnologia e do nosso ecossistema de soluções”, afirma a executiva.

Um dos objetivos da Unico com a nova marca é aproximar e construir confiança através de uma linguagem mais quente, simples, amigável e inclusiva. Um dos destaques está no lançamento de uma fonte exclusiva feita em parceria com a Plau Design. A Unico Sans tem recursos de estrutura para auxiliar pessoas com baixa visão e dislexia a distinguir melhor os caracteres. A paleta de cores também passou por ajustes com foco em acessibilidade, criando mais fluidez e equilíbrio na leitura.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.