Sotreq é a mais nova associada da Aberje
Empresa se destaca no seu nicho de atuação, focada na excelência e busca por resultados e soluções para os clientes
Há mais de 80 anos no mercado de soluções em peças e equipamentos, a Sotreq é um dos cases mais bem sucedidos de empresas que nasceram para atuar em diversos setores, com destaque para os mercados de construção, mineração, energia, petróleo, gás e marítimo, florestal e agronegócio.
Com 100% de capital nacional, iniciou sua operação através da representação da marca CAT no Brasil, a partir de uma parceria com a Caterpillar. Desde então, a empresa se consolidou como a maior revendedora da empresa no Brasil, com atuação em mais de 90% do território nacional.
A empresa se expandiu de tal maneira que sua presença se mostrou, em diversos momentos, relevante para o suporte na abertura de grandes usinas, na exploração de minas, na construção de estradas e ferrovias Brasil afora. Outros setores que contam com o apoio da Sotreq em sua expansão são o de energia, além do agronegócio, petróleo & gás e Naval.
O reconhecimento do mercado em relação aos produtos oferecidos e à qualidade do atendimento prestado vieram graças à qualidade das soluções apresentadas aos clientes. Dar visibilidade a esse know how é papel desempenhado pela coordenação de Comunicação – liderada pela administradora com especialização em marketing Juliana Araújo – que integra a gerência de Marketing, comandada por Alex Pereira.
“Uma de nossas principais responsabilidades é criar uma comunicação que transmita os atributos da nossa marca de forma clara e eficiente e contribua para o resultado no negócio. Outro desafio é pensarmos na forma ideal de mensurar esse trabalho, que irá comprovar como as ações de comunicação agregam diretamente ao resultado do negócio”, avalia Juliana, que é responsável pela definição da estratégia de comunicação e product marketing, ou seja, a avaliação do mercado e da concorrência, incluindo a mensuração de KPIs e busca por soluções de marketing utilizando tecnologia (Martech). Além disso, sua equipe explora e define métricas e planos de comunicação para as redes sociais das empresas vinculadas à Sotreq, a inserção de anúncios e realização e/ou participação em eventos.
Um desses canais de comunicação com o mercado e com o público interno que veio para ampliar o alcance das mensagens-chave corporativas foi a retomada da revista Elo, em 2021. “Não podemos nunca nos esquecer de que a Sotreq tem as pessoas como seu principal capital. Por isso, precisamos continuamente ter um posicionamento humanizado e estratégico”, enfatiza Alex.
Com tal estruturação, a Sotreq encara os novos desafios e particularidades da comunicação, além daqueles que já estão no radar da empresa. Isso sem esquecer os desafios superados e as vitórias conquistadas ao longo dos últimos 80 anos. Tudo que fez da Sotreq uma das principais empresas do mercado nacional.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais