Site traz marcos da Memória BNDES
08 de maio de 2018
  • English

Está no ar o site Memória BNDES, portal que tem como objetivo reunir e divulgar os principais marcos da história do Banco em uma linha do tempo com depoimentos, fotos, documentos e imagens que marcaram esta trajetória. O BNDES é uma instituição associada da Aberje.

 

bndes-memoria

 

Veja abaixo uma seleção de alguns dos momentos mais emblemáticos destes 66 anos da instituição:

 

1952 – Primeiro contrato

A Estrada de Ferro Central do Brasil é a primeira operação contratada pelo BNDE, uma das principais artérias de integração do país, ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

 

1965 – Financiamento à pequena e à média empresas

O BNDE lança o Programa de Financiamento à Pequena e Média Empresas (Fipeme), ampliando sua atuação com as companhias de pequeno e médio porte, que gradativamente conquistam um espaço importante na economia nacional.

 

1979 – Inauguração do metrô do Rio de Janeiro

Entra em operação o metrô do Rio de Janeiro, financiado pelo BNDE. Inaugurado em março, contava com 4,3 quilômetros de trilhos ligando cinco pontos da cidade: Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória. Além do metrô do Rio, o metrô de São Paulo também contou com o financiamento do BNDE.

 

1982 – “S” de Social

Pelo Decreto-Lei nº 1.940, o governo Figueiredo cria o Fundo de Investimento Social (Finsocial), que passa a ser gerido pelo Banco. Com o acréscimo oficial da questão social a suas atividades, o Banco passa a se chamar Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

1996 – Apoio a restauração de patrimônio cultural

Inicio do apoio do BNDES a projetos culturais relacionados com a restauração e a conservação do patrimônio histórico-arquitetônico tombado pela União, apoiando-os na forma de patrocínio.

 

2002 – Lançamento do Cartão BNDES

Em continuidade à política de microcrédito e democratização do crédito aos pequenos produtores e empreendedores, o Banco lança o Cartão BNDES, a fim de facilitar a compra de produtos por meio de um crédito pré-aprovado, democratizando o acesso a todos os brasileiros.

 

2008 – Criação do Fundo AmazôniaFEP e Fundo Cultural

São instituídos o Fundo Amazônia, com a finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento; o Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), com objetivo de apoiar estudos técnicos que propiciassem a geração de projetos de elevado retorno social; e o Fundo Cultural, que permitiu a expansão do apoio do Banco à preservação do patrimônio histórico nacional.

 

2016 – Apoio ao esporte olímpico

O ano trouxe grandes resultados para a estratégia de apoio do BNDES à canoagem, iniciada em 2011. Pela primeira vez, o Brasil conquistou medalhas olímpicas nesse esporte. Foram quatro no total, considerando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro.

 

Veja mais em www.memoriabndes.gov.br.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.