Sistema Campo Limpo alcança marco
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/34951/inpev-logistica-470x300.jpg)
Com empenho crescente de todos os elos da cadeia agrícola, o Sistema Campo Limpo, desenvolvido pela inpEV – instituição associada da Aberje, começou o ano de 2020 comemorando uma importante conquista: a superação da marca de 550 mil toneladas de embalagens vazias corretamente destinadas, desde o início da operação do programa de logística reversa, em 2002. Somente em 2019, foram mais de 45 mil toneladas retiradas dos campos brasileiros.
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2020/03/inpev-logistica.jpg)
O bom resultado do Sistema pode ser confirmado por outro dado divulgado recentemente pela CropLife International: o Brasil está em primeiro lugar na destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, com 44,45% do total destinado no mundo. Em segundo lugar vem a França, com 5,87% e em terceiro, a África do Sul, com 5,24%.
Esses números traduzem a posição do Sistema Campo Limpo como referência mundial na destinação correta desse tipo de material ao encaminhar para reciclagem ou incineração 94% das embalagens plásticas primárias colocadas no mercado. “O programa brasileiro é um dos mais eficientes do mundo e considerado exemplo por países que possuem sistemas semelhantes. Esse sucesso deve-se, especialmente, a uma legislação clara e eficiente, que estabelece o conceito de responsabilidade compartilhada, e ao engajamento de todos os elos da cadeia produtiva agrícola (indústria fabricante, canais de distribuição, agricultor e poder público), que cumprem corretamente seu papel”, explica João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires