Siemens realiza curso voltado à eletrificação de veículos em parceria com a SAE Brasil
02 de junho de 2021
  • English

●       Conteúdo vai abordar desde a fase de concepção dos carros elétricos com o uso de simulações computacionais até as diferentes infraestruturas de carregamentos dos veículos

●       Curso terá carga total de 32 horas divididos em 4 módulos

A Siemens dá mais um importante passo em sua estratégia de levar capacitação profissional ao mercado brasileiro com a realização de um curso focado em eletrificação de veículos em parceria com a SAE Brasil. A iniciativa visa atender a grande demanda por informações e conhecimentos em relação ao mercado de carros elétricos, cujas vendas bateram recordes em 2020 com um crescimento de 66,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Denominado “Vehicle Electrification by Siemens”, o curso terá uma carga horária total de 32 horas sendo dividido em quatro módulos: 1) Dimensionamento Virtual, que vai abordar a utilização de simulação computacional para definições como estrutura do veículo e pré-dimensionamento de equipamentos como motores elétricos e baterias; 2) Sistemas de Propulsão Elétrico, sobre motores elétricos para tração, eletrônica de potência e acionamentos, e arquitetura de hardware e de software para a área; 3) Validação e Homologação EV/HV, sobre técnicas experimentais no desenvolvimento de veíclos elétricos e híbridos, ferramentas para localização de fontes de ruído e simulações; 4) Infraestrutura Elétrica, que vai abordar o caminho da energia da geração à distribuição, as diferentes infraestruturas de carregamento, além de regras e atuação em concessionárias de energia.

O curso é voltado tanto para profissionais de montadoras e fornecedores de peças voltadas para o mercado automotivo, e também estudantes de engenharia. Os interessados poderão optar pela realização integral do curso, ou apenas por um dos módulos que esteja mais alinhado à área de atuação profissional. Cada módelo será ministrado por um profissional da Siemens especializado na área abordada.

“O mercado brasileiro está muito focado na parte mecânica para veículos à combustão é há muita busca por informações em relação aos veículos elétricos pois é um segmento novo. Quem atua nessa área, há essa necessidade de adaptação em duas frentes, tanto para a diferenciação entre os dois tipos de veículos, como também as características necessárias que um modelo precisa ter para rodar no Brasil”, afirma Leandro Garbin, Gerente de Portfólio da Siemens Digital Industries Software. “A bateria elétrica de um veículo elétrico precisa ter uma temperatura menor do que um carro à combustão, e essa temperatura ainda varia entre os países. Por isso a necessidade de capacitar profissionais em relação a essas diferenciações”, completa.

O curso será ministrado ao vivo e à distância por meio da plataforma Zoom, e com total interatividade com os alunos participantes. Os módulos ocorrerão a cada semana do mês de junho sendo o primeiro deles nos próximos dias 07 (segunda-feira) e 09 (quarta-feira).

Veja abaixo o calendário do curso e os profissionais responsáveis por cada um dos módulos.

1º Módulo – Dimensionamento Virtual
– Data: 07 e 09 de junho
– Responsável: Fábio Orefice, consultor técnico de aplicações de CAE na Siemens Digital Industries Software, responsável por desenvolver aplicações de simulação mecatrônicas e simulação 3D nas áreas Automotivas, Aeroespacial, Energia e Máquinas Industriais.

2º módulo – Sistemas de Propulsão Elétrico 

– Data: 14 e 16 de junho

– Responsável: Maurício Frutuoso, no desenvolvimento de negócios de sistemas de propulsão elétricos para veículos comerciais (ônibus e caminhões) para o mercado brasileiro

3º módulo – Validação e Homologação EV/HV 

– Data: 21 e 23 de junho

– Responsável: Marcelo Cavaglieri, é consultor técnico de aplicações na Siemens Digital Industries Software, com a missão de ajudar os clientes no desafio da transformação digital em desenvolvimento de produtos, adequando o completo portifólio às necessidades de cada indústria.

4º módulo – Infraestrutura Elétrica 

– Data: 28 e 30 de junho

– Responsável: David Moraes, é Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios focado em Infraestrutura de recarga para veículos elétricos, Armazenamento de Energia e Sistemas Fotovoltaicos.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *