Siemens lança podcast “Acelerando a Transformação Digital”
04 de novembro de 2020
  • English

·        Com seis episódios, a produção vai abordar os principais temas relacionados à digitalização dos processos em distribuição de energia

·        Podcast traz especialistas da Siemens e profissionais do mercado para falar sobre os impactos da revolução digital no futuro das cidades, no mercado de energia e nas indústrias do país

Do modo como as pessoas interagem com os centros urbanos à modernização das indústrias, é inquestionável que o futuro da sociedade está sendo pautado pela digitalização. E para falar sobre os impactos, as oportunidades e tendências de uma sociedade cada vez mais conectada é que a Siemens lança o podcast “Acelerando a Transformação Digital”.

Dividida em seis episódios, cada um com um tema central, a produção é baseada em entrevistas reunindo especialistas de diferentes áreas da Siemens e profissionais que atuam no setor de distribuição de energia, e segmentos industriais e de infraestrutura. Os programas abordam como a revolução digital tem influenciado o futuro das cidades e o mercado de energia no país, tanto no comércio quanto na indústria.

Os temas abordados nos episódios são: “Indústria na Nuvem“, que apresenta o MindSphere, a plataforma para a Internet das Coisas (IoT) baseada na nuvem da Siemens; “De Olho nos Dados“, sobre o uso de dados para analisar, monitorar e personalizar informações para o gerenciamento de energia; “A Cidade do Futuro“, que conta detalhes sobre o projeto Aguaduna, cidade inteligente que será construída no litoral norte da Bahia; “O 5G e a Indústria“, que aborda as oportunidades da nova tecnologia para o setor industrial; “O Seu Prédio te Conhece“, sobre soluções para prédios inteligentes; e “Controle Remoto“, sobre o gerenciamento de energia de uma planta industrial de maneira remota.

“A digitalização tem transformado nossa sociedade rapidamente e junto com essa revolução tem surgido muitas oportunidades para o mercado como um todo. É por isso que a Siemens apresenta essa série de podcast para abordar o impacto da tecnologia em diferentes áreas e os benefícios que podem ser obtidos com soluções inteligentes e o uso de dados”, afirma o CEO da Siemens, Pablo Fava.

Produzido pela agência InPress, por meio da área especializada em produção/audiovisual, a InStudio, os episódios do “Acelerando a Transformação Digital” têm em média 20 minutos de duração, e são apresentados pela jornalista Adriana Cimino. O podcast já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.

Veja abaixo o resumo de cada um dos episódios do novo podcast da Siemens:

Episódio 1: Indústria na Nuvem

Em um mundo cada vez mais digitalizado, os dados são essenciais para que a indústria continue produzindo com qualidade, segurança e sustentabilidade. Para isso, ela busca soluções que não apenas colham dados, mas que também os interprete, otimizando a produção e a gestão de uma unidade industrial. É nesse contexto que surge o MindSphere, a solução da Siemens baseada na nuvem que funciona como sistema operacional para a Internet das Coisas, permitindo a criação de aplicações para as mais diversas tarefas dentro de uma indústria. Participantes: José Moreira (Siemens) e Valdecir Pereira (GRV Software).

Episódio 2: De Olho nos Dados

Para produzir com qualidade, segurança e sustentabilidade, a indústria busca novas formas de gerenciar sua energia de maneira eficiente. E para que isso aconteça, os dados gerados pela planta são os principais aliados das soluções da Siemens para analisar, monitorar e personalizar informações de forma remota, com segurança, e na nuvem, qualidades essenciais quando falamos de gerenciamento de energia em um país com as dimensões do Brasil. Participantes: Fabio Koga (Siemens) e Tomás Klausing (Next47).

Episódio 3: A cidade do Futuro. 

Cidades que utilizam inovação, tecnologia e conectividade em benefício dos seus cidadãos e visitantes. Os exemplos são muitos ao redor do mundo mas, no Brasil, uma cidade é pioneira no assunto: Aguaduna, na região de Entre Rios, no litoral norte da Bahia, projeto que está sendo realizado em parceria entre a Siemens e a empresa espanhola Naurigas Empreendimentos. Participantes: Sergio Jacobsen (Siemens) e Manuel Matutes Mestre (Naurigas Empreendimentos).

Episódio 4: O 5G e a Indústria.

Um dos principais gargalos da indústria brasileira, a conectividade vai passar por uma verdadeira revolução com a chegada do 5G no país. Com ela, a indústria nacional contará com uma rede mais segura, rápida e sem latência, facilitando a aplicação da Internet das Coisas em fábricas e plantas dos mais diversos setores da economia. Participantes: José Borges Frias Júnior (Siemens) e Sérgio Sevileanu (Siemens).

Episódio 5: O seu Prédio te Conhece.

Se o mundo já exigia eficiência energética e segurança das milhares de infraestruturas das cidades, a pandemia do novo coronavírus trouxe desafios ainda maiores para a indústria e os prédios comerciais. Por isso, ter soluções que aliam dados e inteligência é essencial para garantir o conforto e a segurança das pessoas com os smart buildings: infraestruturas com tecnologias que as tornam mais sustentáveis e com maior facilidade de gerenciamento de seus sistemas. Participantes: André Lino (Siemens) e Marcelo Moreira (Siemens).

Episódio 6: Controle remoto.

Digitalizar plantas e usar os dados e a tecnologia a seu favor é uma das soluções encontradas pelas geradoras de energia não só para obter uma distribuição mais eficiente e segura, mas também para atrair investimentos. E, em um país com as dimensões continentais do Brasil, faz diferença gerenciar as diferentes maneiras de produzir e consumir energia de forma remota. Participantes: Paulo Antunes (Siemens) e José Antônio Rodrigues Neto (Micropower-Comerc).

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *