Siemens impulsiona a presença de mulheres na automação com o projeto Tech Delas
05 de agosto de 2022
  • English

Iniciativa se insere no DiverSifica, programa de diversidade e inclusão com foco em quatro pilares: Gênero, Raça & Etnia, Pessoas com De­ficiência e LGBTQIA+

A Siemens, líder em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, quer impulsionar a presença de mulheres em seu corpo de colaboradoras. Para isso, em uma iniciativa inédita, promoveu o projeto Tech Delas — Mulheres na Automação, em que doze mulheres entre 17 e 30 anos, da Etec Basilides de Godoy e SENAI Mariano Ferraz, puderam participar de um curso de uma semana dentro do SITRAIN Brasil, um centro de excelência voltado para o conhecimento dos produtos do portfólio da companhia.

A busca pela equidade e valorização da mulher se insere dentro do DiverSifica da Siemens, programa de diversidade e inclusão baseado em quatro pilares: Gênero, Raça & Etnia, Pessoas com De­ficiência e LGBTQIA+. “Existem poucas mulheres nessa área e muitas vezes elas são deslocadas para outras funções. Por que não incentivar essa capacitação para que elas possam ocupar mais postos de trabalho na automação?”, diz Marcela Garcia, engenheira de suporte técnico da Siemens, que esteve com as alunas que foram recrutadas em parceria com a direção das escolas. Trata-se de um curso para iniciantes, mas com vivência prática inserida dentro de um ambiente profissional.

“A Siemens inovou ao realizar o Tech Delas e eu espero que outras empresas levem isso para frente também. Ter um ambiente de trabalho com mais mulheres é algo que sinto falta. Precisamos dessa diversidade, por mais que a gente goste da área, não nos sentimos representadas em um ambiente apenas com homens”, diz Andrea Perez, aluna que participou do treinamento na Siemens. Ao que a colega Maria Eduarda Fiori complementa: “É um curso completo e avançado, essa área está crescendo e o curso foi muito importante para o meu currículo”.

Globalmente, a busca pela equidade se insere dentro da estrutura DEGREE da Siemens, um acrônimo, em inglês, para as palavras Descarbonização, Ética, Governança, Equidade, Recursos com uso eficiente, Empregabilidade.

Essa estrutura é uma abordagem 360 graus para todos os stakeholders — clientes, fornecedores, investidores, funcionários, sociedade e o planeta. Em termos de equidade, a meta global da companhia é ter 30% de mulheres na alta direção até 2025.

 

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.