25 de junho de 2020

Siemens apresenta solução de distanciamento para auxiliar a indústria no “novo normal”

As indústrias têm enfrentado diversos desafios para se adaptarem ao “novo normal” imposto pela pandemia de Covid-19, entre eles o estabelecimento de ambientes de produção e fluxos de trabalho que atendam aos requisitos de distanciamento físico em suas atividades. Para auxiliar o mercado neste novo cenário, a Siemens – empresa associada da Aberje – criou uma nova solução combinando hardwares e softwares que permite às empresas modelar de forma rápida e eficiente como os funcionários interagem entre si considerando tanto linha de produção quanto o layout da planta.

A nova solução também permite que as companhias construam um gêmeo digital de ponta a ponta a fim de simular a segurança do trabalhador, otimizar layouts de espaço de trabalho e validar medidas de segurança e eficiência para ajudar linhas de produção prontas para o futuro.

A inovação ocorre por meio da solução SIMATIC Real Time Locating System (RTLS), que oferece às empresas a possibilidade de medir continuamente distâncias entre trabalhadores, fornecer feedback visual em tempo real aos funcionários quanto ao distanciamento, e criar um registro de todos os movimentos e interações ao longo do tempo, iniciativas que visam o distanciamento seguro dentro das linhas de produção. Para implementar esta solução, os transponders são embutidos em crachás que são usados como equipamento de proteção individual por todos os funcionários. Os receptores RTLS dispostos ao longo da operação podem rastrear e registrar continuamente o movimento da força de trabalho. Quando dois funcionários estão em um cenário de risco (por exemplo, a menos de um metro e meio de distância um do outro), seus crachás emitirão um aviso, alertando-os da situação. Os dados coletados ao longo do tempo podem ser analisados para identificar “locais perigosos”, onde os cenários de risco acontecem com frequência. A partir dos dados coletados, novos layouts de produção ou fluxos de trabalho podem ser simulados até que se chegue a um que forneça os resultados desejados e possa, então, ser implementado na operação física.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *