Siemens acelera a descarbonização em fábrica da Coca-Cola na Suécia

- Projeto implementado há um ano reduziu em 13% o consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa na unidade da fabricante de bebidas em Jordbro, ao sul de Estocolmo
- Iniciativa também abrange melhor qualidade do ar e redução do ruído entre os benefícios
- Unidade produz mais de 1 milhão de litros de bebidas por dia
Um grande projeto de eficiência energética implementado pela Siemens Smart Infrastructure tem gerado diversos benefícios para a unidade de produção da Coca-Cola European Partners (CCEP) em Jordbro, ao sul de Estocolmo. Em menos de um ano, a instalação de 70.000 m² reduziu o consumo de energia em 13%, graças às soluções e tecnologias da Siemens, levando a fabricante de bebidas a atingir um novo marco rumo à descarbonização em suas unidades.
A fábrica, inaugurada em 1997, produz mais de 1 milhão de litros de bebidas por dia, em diferentes sabores e tamanhos de embalagens. Ao longo dos anos, a Coca-Cola tem trabalhado sistematicamente para reduzir os impactos climáticos em suas operações, e a parceria com a Siemens visa reduzir o consumo de energia e melhorar a sustentabilidade durante a produção. O projeto de eficiência energética resultou em economia anual equivalente à quantidade de energia necessária para carregar um carro híbrido 400.000 vezes.
“Nossos serviços de energia e desempenho são baseados em uma abordagem estratégica, utilizando o empilhamento de valor para explorar todo o potencial. Isso garante que entreguemos um impacto positivo desde o início, bem como a longo prazo, para toda a organização”, diz Peter Halliday, chefe global de Building Performance and Sustainability da Siemens Smart Infrastructure.
Após uma auditoria do uso de energia da instalação de produção, a Siemens, juntamente com a Coca-Cola, definiu várias medidas de economia de energia. Em particular, novos ventiladores e recuperação de calor de compressores de alta pressão foram instalados. Isso levou não apenas a economias substanciais de energia, mas também à melhoria da qualidade do ar dentro dos edifícios e a operações mais silenciosas, o que melhorou a qualidade de vida das áreas residenciais circundantes. Além disso, a Siemens elevou o sistema de gestão de edifício existente para a plataforma CC Desigo, facilitando a otimização contínua da instalação de produção de uso de energia.
“Estamos muito satisfeitos com o andamento do projeto, vendo como as medidas implementadas estão dando resultados em pouco tempo. Agora, esperamos continuar a desenvolver o projeto para obter ganhos de eficiência ainda maiores”, disse Kim Hesselius, gerente de propriedades da Coca-Cola European Partners na Suécia.
Durante anos, a Siemens e a Coca-Cola colaboraram na automação de propriedades. Agora, elas estão procurando apoiar os objetivos de meta net-zero da CCEP até 2040.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































