Sexta edição do ranking MERCO no Brasil começa pesquisa de campo
Merco, associado da Aberje, é o monitor corporativo de referência na América Latinha e Espanha, onde vem avaliando a reputação das empresas desde 2001. O ranking Monitor Empresarial de Reputação Corporativa: Ranking de Empresas e líderes – 2019 é aberto e a participação depende exclusivamente do reconhecimento obtido. O estudo e o ranking são realizados pelo Instituto Análisis e Investigación e segue a Norma ISO 20252 e ao código de conduta ICC/ESOMAR. A verificação é realizada pela KPMG.
O Campo da pesquisa ocorre até dezembro de 2019 com a realização de aproximadamente 3.000 entrevistas. A metodologia inclui cinco ondas de avaliação, com 16 diferentes grupos/fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões que apontam dez companhias com melhor reputação.
Para cada empresa escolhida, sinalizam três fortalezas e uma fraqueza entre dezoito variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação das empresas.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população em geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo, gestores de mídias sociais e desde 2018 houve o aprofundamento da avaliação do posicionamento das empresas nas mídias digitais, com avaliação dos canais próprios e mídias sociais, com a inclusão no ranking do Merco Digital.
Na etapa final, também é feita uma avaliação de mérito a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas. Além do ranking de cem empresas, também é preparado o ranking de cem líderes com melhor reputação no país. A metodologia completa está disponível no site www.merco.info.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?