Sérgio Leite, CEO da Usiminas, ressalta a importância da comunicação como fator estratégico de gestão
Na última quarta-feira (03), foi realizado na sede da Aberje, em São Paulo, o sétimo encontro do grupo LiderCom no ano de 2018. O evento, organizado pela associação, contou com a presença do CEO da Usiminas, Sergio Leite, e abordou o tema “O protagonismo da comunicação na construção do presente e do futuro da Usiminas”.
O grupo conheceu a trajetória da Usiminas, desde sua criação em 1956, até chegar aos desdobramentos da crise iniciada em 2015, momento em que a empresa esteve em risco de falência. Sergio Leite, que assumiu a presidência da Usiminas em maio de 2016, apresentou como foi realizado o trabalho de construção de resultados e afirmou que “a comunicação foi extremamente importante para a recuperação da empresa”. Ao alinhar a comunicação com os objetivos estratégicos” ela passa a fazer parte do processo de reposicionamento da companhia não simplesmente como área de apoio, mas também como área que atua fortemente para engajar os colaboradores e recuperar o relacionamento com os públicos externos” relatou Ana Gabriela Dias Cardoso, gerente-geral de Comunicação Corporativa da Usiminas.
Sergio falou ainda sobre a importância de ter a comunicação como um fator estratégico na empresa e destacou as ações realizadas que reforçam esse pensamento como a mudança da cultura de relacionamento com os stakeholders, rotina de visitas aos veículos de comunicação, retomada da divulgação proativa, alinhamento com os esforços de gestão da companhia, entre outros. Todas essas iniciativas colaboraram, por exemplo, para que a Usiminas revertesse o cenário de favorabilidade de mídia – conseguindo mudar o foco da cobertura do conflito acionário para os esforços de recuperação dos resultados – mesmo diante de crises como a recente explosão de um gasômetro da siderúrgica na cidade de Ipatinga-MG. Sergio defendeu ainda que “se a comunicação não tiver o apoio do CEO, ela não terá efetividade”, e é por isso que o tema está em sua lista de prioridades.
O LiderCom é um fórum exclusivo de líderes da comunicação corporativa, criado em 2016 pela Aberje, com o objetivo de ser um espaço de diálogo e relacionamento entre os membros. Uma das pautas permanentes de debate é o relacionamento entre o CCO (Communication Chief Officer) e o CEO das empresas. O grupo já se reuniu com Roberto Setúbal (Itaú), Renato Janine (ex-ministro e professor da USP), Olga Pontes (Odebrecht), Anke Schmidt (BASF) e Richard Edelman (Edelman).
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025