Senac: sete décadas atuando como agente transformador do país
19 de janeiro de 2016
  • English

Em 2016, o Senac completa 70 anos. Ao longo desse tempo, ele vem contribuindo para o crescimento do setor de comércio de bens, serviços e turismo do país. Desde 1946, foram mais de 63 milhões de atendimentos, que aumentaram as chances de muitos brasileiros de se inserir no mercado de trabalho.

Ao acompanhar as constantes mudanças do universo profissional, e se antecipar às demandas do empregado e do empregador, o Senac consagrou-se, durante sete décadas, como um agente transformador da sociedade.

Sempre de olho no futuro, a instituição investe em projetos pioneiros voltados à qualificação dos trabalhadores que impulsionaram a sua atuação, e, até hoje, fortalece a sua marca em todo o país. O viés da inovação se faz presente em seus 7.292 ambientes pedagógicos espalhados por todo o Brasil e permeia seus mais de 800 cursos, nas categorias livres, técnicos e educação superior, nas modalidades presenciais e a distância.

A capilaridade do Senac também deve ser considerada como um diferencial no mercado da educação profissional. Hoje, são mais de 600 unidades educacionais espalhadas em cerca de 3 mil municípios em todo o Brasil.

Manter a contemporaneidade, sintonizando as tendências do mundo do trabalho com uma oferta educacional de qualidade, é o seu compromisso, que se traduz em melhorar a vida de pessoas, organizações e comunidades, graças aos seus cursos e atendimentos gratuitos, realizados em todo o país para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A busca pela inclusão social também sempre esteve presente na trajetória do Senac, ganhando novo impulso, a partir de 2008, com a ampliação de oportunidades por meio do Programa Senac de Gratuidade. Mais de 1,8 milhão de brasileiros já foram beneficiados com o programa.

Minimizando as distâncias

Com a proposta de eliminar as barreiras da formação e do aperfeiçoamento de pessoas no setor terciário, o Senac não mede esforços para ampliar sua atuação nas mais longínquas comunidades do Brasil. Um exemplo disso é o Programa Senac Móvel. Com salas de aula e laboratórios itinerantes, atualmente, são 87 carretas-escola, que atendem populações das periferias e do interior do país, e uma balsa-escola, que dá acesso aos ribeirinhos da região amazônica a um ensino de qualidade, com conforto e infraestrutura tecnológica de ponta.

A educação profissional sem fronteiras também permeia o trabalho do Senac na oferta de programações a distância. Hoje, a instituição conta com a Rede Nacional de Educação a Distância, com cursos on-line nas modalidades livre, técnico e superior, ofertados em todo o Brasil, por meio do portal Senac EAD (www.ead.senac.br).

Aprender fazendo

Com relação às instalações físicas, os laboratórios do Senac ilustram a vanguarda da instituição. Eles são equipados com as últimas tecnologias para acompanhar as demandas por formação profissional de estabelecimentos de primeiro mundo e atender uma clientela cada dia mais exigente.

Nesses espaços pedagógicos, os alunos recebem a orientação de instrutores especializados e desfrutam de uma infraestrutura similar a que encontrarão no mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de enriquecer o aprendizado com a vivência prática da profissão. Trata-se das empresas pedagógicas Senac. Atualmente, são mais de 50 empresas pedagógicas espalhadas pelo Brasil, tais como restaurantes, lanchonetes, confeitarias e cafés-escola, além de salões de beleza, salões de estética, postos de gasolina e supermercado.

O investimento em modernos laboratórios, bibliotecas e demais equipamentos, soma-se ao desenvolvimento de tecnologias e à produção de conhecimento com a publicação de materiais didáticos. Atualmente, são cerca de 1,4 mil títulos produzidos pelos centros editoriais da instituição para atender as mais diversas áreas.

Agrega-se à produção de conhecimento a introdução de tecnologias educacionais de ponta, um quadro de docentes altamente qualificado e um modelo pedagógico consistente, que busca a formação integral do indivíduo e não apenas as habilidades técnicas.

É com essa abrangência, competência e responsabilidade social que foi celebrado o aniversário da instituição no dia 10 de janeiro, relatando uma memória que não é somente do Senac, mas de milhões de brasileiros, cujas vidas foram transformadas por sua ação educativa, e também de milhares de empresas, que recebem profissionais mais bem preparados, em atendimento às demandas do mercado e às mudanças dos novos tempos. 

Nesse ciclo de evolução, uma coisa não mudou: a relevância da educação profissional para a atividade econômica nacional. É por isso que o Senac se insere como uma engrenagem em prol do desenvolvimento socioeconômico no país, sendo que essa história está só começando.

Senac em números – Brasil

  • 63.381.191 atendimentos de 1946 a novembro de 2015.
  • 1.868.866 pessoas beneficiadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (de 2009 a novembro de 2015).
  • 1.397 títulos de obras lançados por 4 Centros Editoriais (CE, SP, RJ e DF).
  • 853 cursos nas modalidades de livre, técnico e educação superior.
  • 11 áreas do conhecimento: ambiente e saúde; desenvolvimento educacional e social; gestão e negócios; turismo, hospitalidade e lazer; informação e comunicação; infraestrutura; produção cultural e design; produção alimentícia; segurança; controle e processos industriais; e recursos naturais).
  • 3.061 municípios atendidos.
  • 34.117 docentes.

Sua rede de ensino

  • 87 carretas-escola e uma balsa-escola (nas áreas de turismo e hospitalidade; saúde; informática e administração; e moda e beleza).
  • 54 empresas pedagógicas (23 salões de beleza-escola, 14 restaurantes-escola, 8 lanchonetes-escola, 5 hotéis-escola, além de posto de combustíveis-escola, supermercado-escola, pousada-escola e café-escola).
  • 637 unidades operativas, que totalizam 7.292 ambientes pedagógicos espalhados pelos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Sobre o Senac São Paulo

Há 70 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para as necessidades das organizações.

O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no mercado de trabalho.

Com o passar dos anos, o Senac aumentou sua oferta de gratuidade para pessoas socialmente desfavorecidas e, hoje, oferece cursos técnicos, capacitações gratuitas e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade.

Com 59 unidades educacionais distribuídas em 42 cidades, o Senac está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital, 34 no interior e litoral, cinco na Grande São Paulo, além de três campi universitários (um na capital e dois no interior). Conta ainda com dois hotéis-escola, em Águas de São Pedro e Campos do Jordão, e a Editora Senac São Paulo.

Em 2015, o Senac São Paulo realizou cerca de 600 mil atendimentos – ou seja, centenas de milhares de pessoas nos elegeram como sua instituição educacional. Desse total, quase 110 mil alunos foram beneficiados pelos programas de gratuidade – cifra que demonstra a contribuição efetiva do Senac para a construção de um cenário social mais justo e inclusivo.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.