Seminário Aberje de Branded Content – 13/07
27 de junho de 2016

A proposta de que a própria marca produza conteúdos interessantes, úteis e divertidos, com a finalidade de gerar interesse, identificação e adesão com seus públicos, é uma estratégia crescente de comunicação corporativa. No digital, as pessoas que se identificam com esses conteúdos passam a compartilhá-los espontaneamente, sendo desnecessários anúncios ou pagamentos para que a marca ganhe destaque. A escolha dos personagens, a criação das narrativas e a definição das mídias onde a história será contada são alguns dos pontos que precisam ser devidamente compreendidos e planejados.
As inscrições podem ser feitas no site.
Confira a programação:
09h15 – 10h45 PAINEL 1 | BRANDED CONTENT – O QUE É, PARA QUE SERVE
Branded Content é, literalmente, “conteúdo de marca”; em sentido amplo, “comunicação por conteúdo”, implicando a produção de um conteúdo relevante. Ele envolve, assim, a criação e a divulgação de conteúdo top de linha, que esteja relacionado ao universo da marca. Ao contrário de um explícito e invasivo procedimento publicitário, tem-se uma poderosa ferramenta de comunicação, um modo de linguagem comunicacional que visa aproximar marca e pessoas, promovendo experiências significativas de envolvimento, informação e entretenimento.
Mediador: Paul Edman – Gerente de Planejamento, Gestão e Relacionamento com Clientes da Petrobras
O desenvolvimento do Content Marketing pelos assessores de comunicação
Cássio Politi – Diretor de Content Marketing da Tracto
Fronteiras conceituais
Sandra Azedo – Diretora de Comunicação Institucional da Ogilvy Brasil
10h45 – 11h INTERVALO
11h – 12h30 PAINEL 2 | BRANDED CONTENT NA PRÁTICA
Na prática, o que é um conteúdo relevante? Tudo o que uma marca pode falar, fazer e divulgar, desde que seja interessante, útil e divertido; em outras palavras, tudo o que gera buzz, indicações e recomendações espontâneas. A comunicação por conteúdo visa criar e manter um relacionamento com a audiência, uma ligação com o público (clientes reais ou potenciais). Seu objetivo é sempre informar, entreter e educar, promovendo o âmbito das relações continuadas, pela atração e interação. Nada melhor do que entender isso através de um estudo de caso.
Mediador: Paul Edman – Gerente de Planejamento, Gestão e Relacionamento com Clientes da Petrobras
Caminhos para o futuro – by GE
Pedro Vitor de Melo Alves – Gerente de Comunicação Digital e Publicidade da GE para América Latina
Como o Branded Content afeta as Micro e Pequenas Empresas
Eduardo Pugnali – Gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP
12h30 – 14h ALMOÇO
14h – 15h20 PAINEL 3 | CONFIANÇA EDITORIAL NO BRANDED CONTENT
Há hoje uma demanda muito forte por uma comunicação que não se reduza à divulgação convencional e difira do antigo informe publicitário. Oferecer um conteúdo relevante e proporcionar ao público experiências positivas são as melhores formas de aproximar marca e pessoas.
Mediador: Hélio Muniz – Diretor de comunicação da Avon
Conteúdo com rigor jornalístico
Cleusa Turra – Diretora do Estúdio Folha
Relevância nas narrativas de marca
Rafael Kenski – Consultor Estratégico
15h20 – 15h40 INTERVALO
15h40 – 18h PAINEL 4 | PRESENÇA E TENDÊNCIAS DO BRANDED CONTENT
O Branded Content está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, o que já fez surgir, aliás, uma publicação especializada no assunto, a Content Magazine, editada pela associação americana Custom Content Council (CCC). Compreender essa presença do Branded Content no mundo e suas atuais tendências é uma tarefa importante e muito proveitosa.
Mediador: Hélio MunizDiretor de comunicação da Avon
Branded Content no mundo
Patricia Weiss – Consultora Estratégica de Branded Entertainment & Content e Brand Narratives
Tendências do Branded Content 2016
Edward Pimenta – Diretor de Apoio Editorial e do Estúdio Abril Branded Content
18h – Lançamento do livro “Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação”
Bate-papo com o autor Rodrigo Cogo e sessão de autógrafos. A obra lançada pela Aberje Editorial reúne mais de oito anos de experiência teórica e prática do seu autor em um livro leve e único.
Rodrigo Cogo – Responsável pela área de Inteligência de Mercado da Aberje
 
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