Seleção para trainee na Votorantim Cimentos tem dinâmica com catadores de materiais recicláveis
22 de outubro de 2019
  • English

No lugar das tradicionais dinâmicas de grupo em salas de hotéis confortáveis e climatizadas, a Votorantim Cimentos, empresa líder no mercado de materiais de construção e associada da Aberje, inovou e realizou uma dinâmica presencial com impacto social no processo de seleção do seu Programa de Trainee 2020. Em grupos, os candidatos trabalharam com a coleta de materiais recicláveis, vivenciando a realidade dos catadores na cidade de São Paulo.

A dinâmica aconteceu em parceria com o Pimp my Carroça,movimento que trabalha para dar visibilidade aos catadores de materiais recicláveis, promover a autoestima desses profissionais e sensibilizar a sociedade para a causa. O Programa de Trainee 2020 da Votorantim Cimentos recebeu mais de 20 mil inscrições. Desse total, 80 foram selecionados para participar da etapa da dinâmica presencial, que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro, em São Paulo. Os participantes vieram de 14 Estados do Brasil.

Os catadores foram os mestres do dia, orientando os candidatos a trainee sobre os tipos de materiais para serem coletados e a melhor estratégia de trabalho. Também tiveram suas carroças reformadas e personalizadas pela Pimp my Carroça. A dinâmica nas ruas teve duração de 1 hora e acabou em um centro de triagem, com a venda dos materiais recicláveis. Ao todo, foram coletados quase 1 tonelada de materiais recicláveis e o valor arrecadado com a venda foi destinado aos catadores.

O tema da reciclagem é ligado à Economia Circular, já incorporada à cultura da empresa, uma vez que o catador fortalece a cadeira de destinação correta de resíduos. Hoje, a Votorantim Cimentos usa resíduos que não são utilizados nos processos de reciclagem como combustível nos fornos de produção de cimento, o que é chamado de coprocessamento. No dia seguinte à dinâmica com os catadores, os candidatos montaram um plano para a nova unidade de negócios de gestão de resíduos da Votorantim Cimentos, a Verdera. “Este é o segundo ano em que realizamos uma dinâmica presencial na qual inserimos o candidato em nosso universo de atuação, proporcionando uma experiência de empatia com a marca. Do ponto de vista técnico, é uma maneira mais profunda de avaliarmos quem são os candidatos. Por outro lado, o resultado é transformador para todos porque valorizamos o trabalho e a história de profissionais que, infelizmente, ainda parecem ser invisíveis nas ruas das nossas cidades”, afirma a gerente de Atração, Treinamento e Desenvolvimento da Votorantim Cimentos, Thatiana Soto.  

Na seleção do Programa de Trainee 2019 da empresa, a etapa presencial foi realizada em parceria com o projeto social Moradigna e levou os candidatos para atuar na reforma de casas populares em uma comunidade da periferia da cidade de São Paulo, utilizando os produtos da Votorantim Cimentos.

Para a avaliação deste ano, 32 gestores da Votorantim Cimentos participaram da dinâmica. Ao final do processo de dois dias, foram escolhidos os 27 candidatos que vão para a última etapa da seleção, que acontecerá no final deste mês. O Programa de Trainee da Votorantim Cimentos tem 15 vagas, com início previsto para janeiro de 2020. “Nossa experiência mostrou, tanto para os candidatos quando para os líderes da empresa, o papel relevante que os catadores possuem na sociedade. Com essa nova percepção, estimulamos a consciência social e humana do nosso público interno e externo. Os candidatos, mesmo os que não passaram para a próxima etapa, terminaram essa fase do programa sensibilizados pela realidade dos catadores e os nossos gestores levam esse olhar de oportunidade e inclusão para todos os nossos processos seletivos”, diz o consultor de Captação, Desenvolvimento e Diversidade da Votorantim Cimentos, Aldo Frachia.

ÀS CEGAS – Além da nova dinâmica presencialeste é o segundo ano em que a Votorantim Cimentos realiza para o Programa de Trainee o modelo de recrutamento de “seleção às cegas”. Nesse formato, a lista de pré-requisitos se resumia a apenas dois itens: candidatos formados no ensino superior entre dezembro de 2016 e dezembro de 2019 – de qualquer faculdade e qualquer curso – e nível intermediário de inglês. O objetivo é obter maior diversidade de pessoas, tanto na formação quanto nas experiências individuais, independentemente de gênero, raça, formação, origem ou região do país.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.