PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de setembro de 2024

Screencorp lança calculadora de ROI para Comunicação Interna

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O Retorno sobre o Investimento (ROI) pode fornecer insights valiosos sobre a viabilidade de manter um projeto e os resultados gerados pela ação em questão. Com a ajuda do e-book interativo da Screencorp você pode calcular o ROI da sua Comunicação Interna com base no engajamento dos colaboradores. Você pode acessar o e-book aqui.

O que é ROI em Comunicação Interna?

O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica que avalia a eficácia de um investimento em relação ao seu retorno. 

Em Comunicação Interna, o ROI auxilia na análise de como as iniciativas de comunicação impactam o desempenho da empresa, engajamento dos colaboradores, resultados financeiros e também a viabilidade de manter um projeto.

Por que medir o ROI em Comunicação Interna?

Mensurar o Retorno sobre Investimento (ROI) em iniciativas de Comunicação Interna pode não apenas justificar gastos, mas também ajudar a aprimorar estratégias e aumentar a eficiência organizacional. 

Com base no ROI é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e considerar se vale ou não investir em determinados canais.

Justificação de recursos

A Comunicação Interna é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização, entretanto, muitas vezes, o seu valor e impacto são subestimados. Dados como o ROI permitem que os gestores justifiquem investimentos em canais, ferramentas, plataformas e campanhas de Comunicação Interna.

Melhoria contínua

Analisar quais são os resultados gerados por um projeto ajuda a identificar ajustes e otimizações, garantindo melhoria contínua das estratégias aplicadas conforme as necessidades da organização. 

Engajamento dos colaboradores

Mensurar o impacto de um projeto de Comunicação Interna, como a eficiência de um determinado canal, por exemplo, auxilia a identificar quais são os projetos que geram mais impacto na cultura organizacional e aumentam o engajamento dos colaboradores. 

Objetivos estratégicos

A partir dos dados obtidos no cálculo do ROI de um projeto de Comunicação Interna, é possível justificar se aquele projeto está alinhado (ou não) com as metas e objetivos organizacionais. 

Como calcular o ROI em Comunicação Interna?

Por tratar-se de uma área que lida com pessoas, a Comunicação Interna implica em resultados e impactos gerados na empresa que são intangíveis ou difíceis de transcrever para números exatos. Dessa forma, calcular o ROI em Comunicação Interna pode ser desafiador, mas algumas abordagens podem ajudar a obter resultados mais precisos para a área. 

A partir de estudos com base em benchmarkings de mercado, desenvolvemos a calculadora ROI para Comunicação Interna, uma ferramenta simples que pode entregar aos profissionais de comunicação uma resposta objetiva sobre o valor de retorno que os investimentos na área estão trazendo para a empresa.

A calculadora pode ser utilizada para mensurar o ROI de qualquer estratégia e/ou canal de Comunicação Interna. Entretanto, vale ressaltar que a precisão do cálculo depende do quanto a empresa pode mensurar o engajamento dos colaboradores e da precisão com a qual você consegue atribuir a média de receita gerada por cada colaborador para a empresa.

O que você encontrará no e-book?

O e-book traz um detalhamento sobre cada um dos principais Indicadores-chave de Desempenho (KPIs). Esses indicadores são essenciais para considerar aspectos específicos da eficácia da comunicação. Vamos destacar:

  • Engajamento dos colaboradores
  • Retenção de informações
  • Sentimento de pertencimento

Você também encontrará maneiras de calcular o ROI e detalhamento sobre cada uma delas. Trata-se de um conteúdo produzido com foco na pluralidade de características que cada empresa possui, por isso, falaremos sobre: 

  • Resultados de pesquisas e questionários 
  • Formulários de feedback 
  • Avaliações de observação 
  • Repetição espaçada 
  • Autoavaliação

Calculadora para ROI em Comunicação Interna Screencorp

Entenda mais sobre como calcular o ROI na Comunicação Interna com o e-book interativo Screencorp para cálculo de retorno sobre o investimento.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
  • Comunicação corporativa como caminho para jornalistas é tema de nova edição Jornada Galápagos realizado na Aberje
  • Estudo da Aberje analisa papel da Comunicação com Empregados diante de desastres climáticos
  • Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação
  • Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais

ARTIGOS E COLUNAS

  • Luis AlcubierreComunicação na hora errada
  • Paulo NassarNova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão
  • Janaína LemeO poder da gentileza e o desafio de não se perder de si: reflexões com Denise Fraga
  • Malu WeberQuem venceu o torneio de Roland Garros?
  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade