Scania reúne lideranças empresariais e especialistas em debate sobre sustentabilidade e pandemia
Evento online, entre 19 e 23 de outubro, terá uma temática por dia; programação gira em torno da aceleração das ações para enfrentar as mudanças climáticas e o caminho para uma retomada ‘verde’, com foco em inovação, redução da poluição e uma economia de baixo carbono
Ainda sem vacina, a pandemia do novo coronavírus mantém o mundo sob alerta. Aos poucos, a humanidade se ajusta a uma nova realidade e a uma deterioração econômica que levará gerações para superar. “Se sustentabilidade não era uma opção, mas uma necessidade, 2020 e os efeitos da pandemia reafirmaram aquilo que a ciência apontava: a urgência em descarbonizar o planeta”, diz o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.
“Temos a nossa frente a oportunidade e a responsabilidade de emergir desta crise a partir de uma economia ‘verde’ e resiliente, e para falar sobre isto convidamos parceiros – líderes empresariais, acadêmicos e autoridades – que estão nesta mesma jornada”, conta o executivo. Estas vozes se encontram na agenda do Sustainable Talks, evento que acontece entre 19 e 23 de outubro, transmitido no canal do YouTube da Scania no Brasil (youtube.com/ScaniaBrasil).
Em sua segunda edição, a iniciativa tem como objetivo fomentar a Agenda 2030 e reforçar ações para o atingimento das metas do Acordo de Paris. “A Scania segue trabalhando para tornar o ecossistema de transporte e logística sustentável e, apesar do ano desafiador e cercado de incertezas, não desviamos do nosso propósito. Ao contrário, reforçamos nosso compromisso aderindo ao Science Based Targets, atingimos a meta de ter operações industriais livres de energia de origem fóssil e entramos no mercado de títulos verdes na Europa”, conta Patricia Acioli, responsável por Relações Corporativas da Scania Latin America. “Se por um lado a pandemia acelerou muitas mudanças que estavam a caminho, por outro nos obrigou a parar e refletir: o antigo normal não era sustentável!”, destaca.
O evento traz como pano de fundo a possibilidade de enfrentarmos os problemas a partir de uma nova relação entre empresas, governos, academia e sociedade civil. “Sustentabilidade não é estratégia. É imperativo ético e meio de sobrevivência”, afirma Christopher. “Estamos trabalhando para que esta retomada vá além da forma convencional de se fazer negócios, vencendo o chamado “business as usual”, completa.
Com participação de especialistas do Brasil e da Colômbia, o Sustainable Talks vai promover a troca de boas práticas entre os convidados. “Investimos em espaço para troca de experiência de alto nível, colocando a sustentabilidade onde ela deve estar: no topo da prioridade”, diz Mats Gunnarsson, Presidente da Scania Commercial Operations Americas. “Temos orgulho de oferecer aos nossos stakeholders informações úteis e valiosas sobre como promover mudanças no mundo dos negócios que estão diretamente relacionadas à sustentabilidade. Na Scania estamos comprometidos com nosso papel de líderes em transporte sustentável e, especialmente em deixar um mundo melhor para as próximas gerações”, completa.
Driving the shift – O Sustainable Talks 2020 está divido em cinco painéis, um por dia, começando com os efeitos das mudanças climáticas na saúde da população, passando por uma conversa sobre investimentos sustentáveis e ESG (acrônimo para Ambiental, Social e Governança), chegando a um encontro sobre o impacto da sustentabilidade na sociedade e as parcerias que podem transformá-la, até a retomada verde. O evento se encerra no dia 23, com o painel “CEOs para Sustentabilidade”, um bate-papo entre Christopher Podgorski e CEOs de outras empresas.
O Sustainable Talks 2020 será transmitido ao vivo pelo Youtube da Scania Brasil. Os interessados podem se inscrever no link: https://axacoair.se/go?8cZon3gM.
Para mais informações sobre o evento, acesse o link:
https://www.scania.com/latinamerica/pt/home/Scania-Latinamerica/Sustentabilidade/Sustainable-talks.html
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira