Scania lança ônibus que pode tirar até 135 carros das ruas
Modelo biarticulado que leva 270 passageiros chega para contribuir com um transporte mais sustentável, que privilegie os corredores inteligentes de ônibus
Um ônibus de 28 metros de comprimento, que transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes. Este é o ônibus biarticulado F 360 HA, o mais novo veículo da Scania destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit). O impacto desse tipo de produto nas grandes cidades representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais de transporte, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.
O BRT vem ganhando espaço como solução viável para a mobilidade eficiente nas médias e grandes cidades. Atualmente, 27 cidades somam 61 projetos. O sistema é similar ao metrô, mas com custos operacionais até 10 vezes mais baixos e tempo de implantação de apenas 18 meses. Com esse modelo de transporte urbano é possível ter segurança, qualidade, integração intermodal, rapidez e conforto. Com a elevada demanda de passageiros, cada vez mais são necessários veículos com maior capacidade.
“O biarticulado Scania é uma solução eficaz e rápida para a população, e mais econômica e rentável para o operador, no transporte de alta capacidade. Nosso modelo tem um motor de grande porte, mas de baixa rotação, caixa automática e suspensão a ar”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Agora temos uma completa gama para o transporte urbano a partir de 12 metros. Trazemos para o biarticulado a tradicional redução de custo operacional do ônibus Scania. Cada componente foi projetado para aumentar seu desempenho e definir padrões de classe mundial para a economia de combustível, dirigibilidade, confiabilidade e disponibilidade.”
O biarticulado Scania F 360 HA 8×2 segue os padrões de BRT do manual da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), adotado pela grande maioria das cidades brasileiras. A norma prevê corredores exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas, o que requer veículos com piso alto, no mesmo nível da plataforma, a fim de facilitar o embarque e desembarque.
Biarticulado Scania: ideal para a mobilidade urbana eficiente
A novidade da Scania, o modelo F 360 HA, de piso normal, tem motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.
O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.
O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (maior do mercado), que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento. Além disso, o custo passageiro/km de um biarticulado pode chegar a até 40% menos que o de um articulado. Ele pode ainda substituir praticamente dois articulados. As carrocerias disponíveis são Neobus e Caio.
O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com sistema de articulação seguro com monitoração, elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.
Ele pode utilizar cinco portas com vão livre de 1.100mm para facilitar o total acesso do passageiro e movimentação interna confortável. Nas estações de parada com menor demanda, o veículo pode utilizar as mesmas três ou quatro portas dos articulados, sem exigir nenhuma mudança nas estações para poder operar. Com sua lotação máxima de 270 passageiros, o biarticulado Scania pode levar de 20 a 25 segundos no tempo de desembarque. Vantagem que garante menos tempo perdido e maior velocidade.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados