Sanofi Genzyme lança campanha “Mexa-se pela Esclerose Múltipla”
Agosto é lembrado como o mês de conscientização da Esclerose Múltipla, doença que afeta o sistema nervoso central de aproximadamente 35 mil pessoas no Brasil.1 Para conscientizar sobre a enfermidade e os desafios enfrentados pelos pacientes, a Sanofi Genzyme lançou a campanha anual “Mexa-se pela Esclerose Múltipla”. Dividida em três fases, as ações estão baseadas em três pilares importantes para a qualidade de vida de quem convive com a doença: exercício físico, mindfullness e nutrição. A Sanofi é associada da Aberje.
O conceito da campanha Mexa-se pela EM vai além do sentido literal de mexer-se e incentiva a mudança de hábito a partir da movimentação com atividades físicas adequadas e também com a preocupação com a saúde mental, a alimentação e informação sobre a doença. “Todos podem mexer-se pela esclerose múltipla. Pacientes podem se dedicar a exercícios para a saúde do corpo e da mente, como meditação ou yoga. Familiares podem estimular a alimentação nutritiva. E a população de maneira geral pode estar munida com informações sobre a doença”, explica Rafael Prado, diretor de Doenças Raras e Esclerose Múltipla da Sanofi Genzyme.
A primeira fase é dedicada principalmente à educação sobre o bem-estar físico, com o “Desafio Mexa-se pela EM” no aplicativo de treinos online BTFIT, da Bodytech Company. Trata-se de um programa gratuito de 30, 60 ou 90 dias com aulas em vídeo semanais de pilates, yoga, dança e treinamento funcional adequados para pacientes com esclerose múltipla. “Em um passado não muito distante, os médicos recomendavam que as pessoas com esclerose múltipla evitassem o exercício, por receio de agravar os sintomas. Mas isso mudou e hoje vários estudos mostram seu papel fundamental na diminuição do cansaço, na melhora do equilíbrio, das funções cognitivas e do controle das funções intestinais e da bexiga, no retardo da perda de volume cerebral e aumento de força muscular”, reforça o neurologista Gutemberg Augusto Cruz dos Santos. Ainda segundo o médico, a alimentação também impacta nas consequências da doença. “Se formos pensar nos alimentos que potencializam a memória, por exemplo, recomendamos brócolis, abacate, ovos, peixes e cacau”.
Com a expertise da equipe multidisciplinar de educadores físicos da Bodytech e consultoria do médico neurologista, as aulas vão de intensidade leve a intensa. Além disso, ao longo do desafio, o usuário pode assistir dicas sobre alimentação, sono e saúde mental também pensadas para o paciente e dada pelo médico consultor especialista na doença. Qualquer pessoa pode fazer as aulas de maneira gratuita baixando o app para iOs (http://abre.ai/btfitstore) ou Android (http://abre.ai/btfitgoogle).
O primeiro momento da campanha incluí também o lançamento da plataforma online de comunicação sobre esclerose múltipla da Sanofi: Ano Laranja https://www.sanoficonecta.com.br/anolaranja. O site é um hub de conteúdo que reúne informações sobre a doença direcionadas para público leigo e também médico.
As próximas fases da campanha Mexa-se pela Esclerose Múltipla, que durará até agosto de 2020, incluirão outras iniciativas online e off-line com o objetivo de seguir promovendo a discussão e o conhecimento sobre EM e a importância do bem-estar físico e mental, e nutrição para os pacientes.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados