Samsung usa sua tecnologia e forma alunos em projeto educacional
Um mundo de novas possibilidades está se abrindo para os alunos da iniciativa “Alfabetização Cidadã – da digital ao digital”, projeto da Samsung – associado da Aberje – que contribui com educação dos brasileiros por meio da alfabetização de adultos. Desenvolvido a partir do uso da tecnologia Samsung, a iniciativa acaba de concluir a alfabetização de suas primeiras turmas. Cerca de 300 alunos de 18 a 83 anos de idade que trabalham com descarte de resíduos em geral receberão o diploma em uma cerimônia de formatura preparada especialmente para eles, no próximo dia 28.
Em pouco mais de seis meses, os participantes assistiram às aulas do projeto, duas vezes por semana, em cooperativas de São Paulo e tiveram o apoio da tecnologia da Samsung e do aplicativo Palma Escola, da IES2, que combina imagens, sons e letras para ajudar no desenvolvimento da aprendizagem junto da metodologia de ensino freiriana.
A Samsung disponibilizou smartphones, televisores e notebooks para ajudar na alfabetização dos adultos, além de oferecer material didático, plano de dados para os telefones, lanche, vale transporte e atendimento oftalmológico com a disponibilização de óculos para estimular a participação no projeto.
Mais do que a inclusão digital e social, a iniciativa ajudou a trazer de volta a autoestima e a autonomia para a vida dos alunos que estão deixando de ver as dificuldades no caminho para ter esperança de um futuro melhor, com portas que se abrem por meio da leitura e escrita. Saiba mais sobre o projeto no novo filme sobre a iniciativa: https://youtu.be/ZP9rpTl2BxA. “A Samsung acredita que a educação é o primeiro passo para um futuro mais justo e igualitário para todos e por isso investe em iniciativas como o “Alfabetização Cidadã”. Ver as primeiras turmas se formando é uma alegria enorme. E saber que a tecnologia da Samsung está ajudando pessoas a terem novas expectativas e enxergarem a perspectiva de um futuro melhor é o maior reconhecimento que poderíamos conquistar”, afirma Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e de Consumer Electronics da Samsung Brasil.
O projeto “Alfabetização Cidadã” integra o Samsung Social, iniciativa da marca que patrocina Institutos e Fundações para um mundo mais inclusivo e sustentável, além de ajudar na democratização do acesso à educação, esporte, inovação e cultura.
Alunos – A iniciativa está mudando de verdade a vida dos alunos. É o caso da Marisnete, mãe de sete filhos, que antes do projeto tinha vergonha de pedir ajuda a eles porque não sabia ler e nem escrever e agora tem orgulho de tudo o que conquistou.
A história de Wilza, de 44 anos, também é parecida com a de Marisnete: ela teve que largar os estudos para cuidar dos filhos quando era jovem e com o que aprendeu no projeto já consegue pegar um ônibus sozinha e ir ao mercado e calcular o valor da compra. Já outra história de superação é a do Bel, que trabalha desde criança e nunca teve tempo para estudar e depois que passou a frequentar as aulas da iniciativa, perdeu a timidez e até aprendeu a mexer no computador.
Samsung Social – O Samsung Social é uma iniciativa da Samsung que visa a realização de ações sociais em parceria com Institutos patrocinados pela marca ou projetos de tecnologia desenvolvidos pela própria Samsung através de oportunidades identificadas. O intuito do Samsung Social é a promoção da tecnologia como um acelerador do potencial humano para um futuro melhor para todos. Destacam-se o Instituto Gabriel Medina, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e a Fundação Gol de Letra. Além das parcerias, o Samsung Social realiza projetos como o “Teatro para Todos os Ouvidos”, que possibilita que pessoas surdas ou com deficiência auditiva assistam a peças de teatro sem a necessidade de um tradutor de Libras, e a iniciativa “Alfabetização Cidadã”, em parceria com o Instituto Paulo Freire, que consiste na alfabetização de adultos em seu local de trabalho com o apoio da tecnologia Samsung, entre outras.
Para saber mais sobre o Samsung Social, acesse www.samsungsocial.com.br
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados