Sabesp faz ação em córrego do Novo Pinheiros no Dia do Meio Ambiente

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, quando o Novo Rio Pinheiros completa seu primeiro ano, a Sabesp – instituição associada da Aberje – realizou, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, uma ação de educação ambiental e limpeza no córrego Vale do Ribeira, na zona sul da capital.
Foram instalados um coletor de material PET e lixeiras. A ação contou ainda com um aquário de peixes com água retirada do córrego, além de ações de conscientização e saúde, sem se esquecer dos cuidados necessários por causa da pandemia, para evitar aglomeração.

Iniciadas em novembro, as obras já resultaram numa queda acentuada no nível de poluição do córrego, que está abaixo da meta prevista. O índice DBO (demanda bioquímica de oxigênio) passou de 110 para 15 mg/L, redução de 86%. O objetivo inicial, ao final dos trabalhos em março de 2021, é índice abaixo de 30 mg/L. “A água há algum tempo era suja, poluída, com odor insuportável. Hoje notamos que está mais clara e limpa e sem odor nenhum”, diz Jaqueline Ferreira, moradora da Chácara Santana, na região.
O Vale do Ribeira é um dos afluentes do córrego Ponte Baixa, na bacia do Rio Pinheiros. As obras fazem parte do Novo Rio Pinheiros, da Sabesp, conjunto de ações e empreendimentos para despoluir o rio por meio da atuação em todas as sub-bacias.
Dentro do programa, mais de 19,5 mil imóveis na zona sul de São Paulo já foram ligados à rede coletora de esgotos, beneficiando uma população de mais de 70 mil pessoas que agora passam a contar com coleta e tratamento de esgotos. As obras em andamento já realizaram mais de 1.600 ligações de esgoto e têm 6 km de rede de esgoto e mais de 700 metros de coletores-tronco instalados.
Além das obras, estão sendo realizadas ações para orientar os moradores a fazer a conexão de seus imóveis à rede de esgoto disponível, como determina a legislação, além de encontros com a comunidade para conscientização socioambiental, como ações para coleta de lixo e uso consciente da água. Por se tratar de um programa essencial para a melhoria da qualidade de vida da população, as atividades do Novo Rio Pinheiros não foram paralisadas durante a quarentena pela Covid-19 e têm contribuído para a geração de emprego num momento em que vários setores da economia sofrem os efeitos da crise. “Estamos muito felizes com o trabalho da Sabesp. Já podemos ver o resultado das obras, não tem mais aquele cheiro de esgoto perto das casas. Agora vamos poder contar com um serviço de esgoto em nosso bairro”, afirma Maria de Lourdes, moradora do bairro Cidade Ademar, na região do Córrego Zavuvus.
As obras fazem parte dos seis primeiros lotes anunciados para ações de saneamento do programa e estão ampliando a coleta e envio para tratamento do esgoto de imóveis localizados nas sub-bacias dos córregos Aterrado/Zavuvus, Pedreira/Olaria, Ponte Baixa/Socorro e Corujas/Rebouças, além da implantação do coletor-tronco Pirajussara e da rede coletora do Jardim Tramontano, na região do Morumbi.
Essas ações vão contribuir para levar mais saúde à população, ajudando a reduzir a mortalidade infantil e as doenças de veiculação hídrica. Nas áreas onde há saneamento, há aumento do valor dos imóveis, melhora do rendimento escolar, ganhos de produtividade no trabalho e diminuição do absenteísmo, além de atrair novos negócios e investimentos.
Destaques
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
ARTIGOS E COLUNAS
Vânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidade