Sabesp apoia Recreio nas Férias e traz na mídia aliado na multiplicação da importância do saneamento para a sustentabilidade

Motivada a formar cidadãos atuantes nos ciclos da água e esgoto e mostrar sua importância para a sustentabilidade, a Sabesp apoia e participa da iniciativa Recreio nas Férias, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As ações serão realizadas até 24 de janeiro para alunos de 8 a 12 anos da rede municipal de ensino, em três locais da cidade: Parque Ecológico do Tietê, Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH-USP) e Projeto Pomar.
As atividades organizadas pela Sabesp serão conduzidas por biólogos, engenheiros e técnicos da Companhia, seguindo a metodologia Educom. A ideia é, com o uso de comunicação e mídias, tornar crianças multiplicadores das informações. Os alunos terão a oportunidade de plantar mudas utilizando fertilizante proveniente do tratamento de esgoto (o Sabesfértil, produzido em Botucatu a partir do reaproveitamento do lodo gerado no processo), criar um viveiro em garrafa pet e participar de vivência às margens dos rios Pinheiros e Tietê. Também poderão entender como é feito o tratamento de água por meio de uma miniestação recriada dentro de um aquário.
“É fundamental que a pauta do saneamento esteja nas escolas nesse formato de vivência, com elementos de comunicação que estimulem o aluno a multiplicar o conhecimento adquirido. Aprender entendendo o contexto gera pertencimento”, explica o engenheiro da Sabesp Alisson G. Moraes, um dos instrutores dentro das iniciativas.
A Sabesp também vai promover brincadeiras com jogos analógicos, experimentos em grandes escalas, palestras e a visitação ao Museu do Tietê e à Casa Sustentável, com o objetivo de incentivar os alunos a replicar essa experiência em seu círculo de convivência, com a família e amigos.
“As atividades promovidas pela Sabesp, em apoio ao Recreio nas Férias, vão ao encontro das práticas ESG da Companhia, que atua o ano inteiro com ações voltadas para a sensibilização sanitária ambiental, com visitações de estudantes a suas instalações, para conscientizar e fomentar multiplicadores sobre os ciclos da água e esgoto”, afirma Virgínia Ribeiro, superintendente de Sustentabilidade e Governança Corporativa da Sabesp.
A participação dos estudantes nas ações da Sabesp durante o “Recreio nas Férias” é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.
SERVIÇO:
Projeto Pomar
Datas: 11 e 23 de janeiro
Horário: das 14h às 15h30
Atividades: Plantio de Vegetação com fertilizante produzido através do tratamento de esgoto (Sabesfértil), Games Analógicos e Vivência no rio Pinheiros.
Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH-USP)
Datas: 12 e 15 de janeiro
Horário: das 14h às 15h30
Atividades: Experiência em uma mini Estação de Tratamento de Água e Modelagem de Represa em Alta Escala (Simulação de desastre natural de encostas para exemplificar os problemas de moradias irregulares).
Parque Ecológico do Tietê
Datas: 22 e 24 de janeiro
Horário: das 14h às 15h30
Atividades: Visita ao Museu do Tietê e a Casa Sustentável.
Destaques
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Vinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dados