04 de outubro de 2019

Sabesp adota Internet das Coisas para medir consumo

A  Sabesp, associada da Aberje, vai  usar a tecnologia IoT, a Internet das Coisas, para  medir  o  consumo  de  água  de  seus clientes. Depois de testar com sucesso  o sistema no ano passado, a Companhia iniciou a instalação de 100 mil hidrômetros inteligentes nos maiores clientes da Grande São Paulo, que passarão a ter seu consumo de água medido diariamente de maneira remota. A tecnologia  IoT,  do termo em inglês Internet of Things, permite a conexão de  dispositivos do nosso dia a dia — como geladeiras, fechaduras, câmeras de segurança e TVs — através da internet.

Trata-se  de  uma  iniciativa  pioneira  na  área  de saneamento, que traz inovação  e  eficiência  para  o  setor. De baixo custo, a IoT vai reduzir perdas de  água — contribuindo para o meio ambiente —, combater fraudes e melhorar o relacionamento com os clientes.

Outra  novidade  é  a  contratação  por  desempenho:  o fornecedor opera o sistema e é remunerado com base na comunicação dos dados. No  projeto-piloto,  em  operação desde maio de 2018, foram instalados 500 pontos.  Nessa  etapa,  a Sabesp pôde verificar, por exemplo, anomalias de consumo.  Foi  o  caso  de  uma  escola  em São Paulo, que se livrou de um vazamento  (e  do  prejuízo que ele causava) depois que foi detectada alta incomum de consumo no período noturno.

Cinco  hidrômetros inteligentes desta nova etapa foram instalados em julho em  prédios da Universidade de São Paulo e já estão em ação. A implantação na  Grande  São  Paulo será gradativa ao longo de 12 meses em consumidores como shoppings, condomínios e indústrias.

Além  de  ganhos  para  a  Sabesp,  as redes IoT impactarão no modo como o cliente se relaciona com seu consumo, sua conta e com a própria companhia. O   próximo   passo  é  disponibilizar  as  medições  diretamente  para  o consumidor,  por  meio  do aplicativo Sabesp Mobile. Isso vai possibilitar que  ele  faça  a  gestão  diária  de  seu  consumo — em vez de mensal — e verifique  com  muito  mais  facilidade  eventuais  aumentos e reduções do gasto.

SABESP DIGITAL – A tecnologia IoT é mais uma ação dentro do programa de inovação digital da Sabesp. Para  atendimento ao cliente, a companhia já conta com o app Sabesp Mobile (disponível  nas  plataformas  iOS e Android) e a Agência Virtual (no site www.sabesp.com.br),  que  oferecem  serviços  como  segunda  via de conta, parcelamento  de  débitos  e  pedidos de ligação de água e esgoto, além de chatbot.  Também dispõe de agências inteligentes, com rede wi-fi, totem de autoatendimento e cabine para atendimento via teleconferência.

Outras  inovações da Sabesp são o uso de robôs para detectar vazamento nas redes  de  água  e esgoto, o monitoramento de obras por meio de drones e a identificação  de  obras  por  QRCode, que oferece à população informações sobre trabalho em execução.

No  ano  passado,  através  do  Pitch  Sabesp,  a Companhia fez um chamado público  para  selecionar  projetos  inovadores,  que  foram  premiados  e trouxeram  um  novo olhar e novas soluções para os serviços prestados pela empresa.

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