Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área

Após quatro anos fora da equipe oficial da Aberje, Rodrigo Cogo volta à entidade em janeiro de 2026 para liderar o novo setor de Projetos Especiais e Engajamento de Comunidades. A estrutura abrange as áreas internas de Desenvolvimento Associativo e de Eventos, que seguem geridas respectivamente por Thalita Dominato e Douglas Cantu. Cogo vai contribuir para o time a partir de sua experiência e visibilidade no mercado de comunicação brasileiro.
Para Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, o modelo organiza os fluxos internos pensando na visão e nos interesses dos associados. “Em um contexto marcado por complexidade e novos desafios, é fundamental adotar uma visão transversal. Acreditamos que Cogo tenha esse perfil e contribua com uma perspectiva inovadora, considerando reflexão, networking, reconhecimento e qualificação”, explica. “Sempre falei que minha melhor qualidade é saber construir pontes entre as pessoas, e penso que um dos espaços mais adequados para esta missão seja o movimento associativo”, afirma Cogo.
Cogo já vinha atuando nos últimos meses como consultor externo na implantação e funcionamento da Central de Atendimento da Aberje, além de fazer parte como coordenador editorial de publicações do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (CEAEC), comandado por Leonardo Müller, economista-chefe da instituição.
Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Rodrigo Cogo é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com estudos voltados à memória empresarial e ao storytelling. Já atuou na redação de produtos institucionais, publicitários e na criação de naming, além de ter experiência na área cultural e em consultoria e diagnósticos de comunicação com clientes como AES Group, Petrobras, Brasil Telecom, Bradesco, Goodyear, HP, Rhodia, Schincariol, Embraer, Telefonica, Caixa e Mapfre.
Em sua primeira passagem pela Aberje, atuou ao longo de 14 anos nas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo. Também foi professor do tema Storytelling no MBA em Gestão da Comunicação Empresarial e em cursos livres e in company da entidade. É autor do livro “Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação”, publicado pela Aberje Editorial (2016).
Em paralelo, Cogo continuará com o projeto Sinapse Curadoria para Decisões Inteligentes, que conta atualmente com 400 assinantes em oito países e o canal gratuito Sinapse Vagas.
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
Notícias do Mercado
- Alubar renova patrocínios nas áreas de esporte, cultura e sustentabilidade em 2026
- Dialog Talks aborda engajamento de públicos operacionais com cases de Arteris e Leão
- Grupo Equatorial retorna ao quadro de associados da Aberje





























