Roberto Correa Barbuti é o novo CEO da Iguá Saneamento
Roberto Correa Barbuti, atual executivo da divisão de operações da IG4 Capital, que antes de se juntar à gestora foi CEO da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), é o novo CEO da Iguá Saneamento, controlada da IG4 Capital. Ele assume no lugar de Carlos Brandão, que ocupou o posto de julho de 2020 até o momento.
“Na sequência da celebração do aniversário de seis anos da Iguá, entramos em um novo ciclo de crescimento, como foco em grandes concessões e PPPs. Nesses primeiros anos, a empresa construiu uma das mais bem-sucedidas histórias de transformação financeira e operacional, conquistando uma sólida posição no mercado de saneamento. Sob a liderança estratégica de Brandão, alcançamos resultados notáveis, culminando com a conquista da operação do Rio de Janeiro”, diz Paulo Mattos, Presidente do Conselho da Iguá e CEO da IG4 Capital.
Na Corsan, Barbuti comandou por 4 anos o processo de transformação da companhia, primeira estatal de saneamento do país a ser privatizada, em 20 de dezembro de 2022. Agora, na Iguá, o executivo ajudará na estratégia de crescimento da companhia e ampliação do seu acesso ao mercado de capitais.
Além da experiência operacional como CEO da Corsan, o executivo tem longa trajetória no setor financeiro. Por mais de 20 anos ele atuou no mercado de bancos de investimentos: foi responsável por essa área de negócios em instituições como Bank of America Merrill Lynch, Santander e Safra. Também foi diretor-gerente na empresa global de serviços financeiros UBS e atuou como consultor de estratégia e analista de investimentos em private capital. Barbuti é formado em administração, com foco em administração pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e em direito, com ênfase na área empresarial, pela Universidade de São Paulo. Também possui MBA em finanças e empreendedorismo pela Insead Business School.
Após deixar a presidência da Iguá, Brandão volta a atuar como executivo na IG4 Capital e, dentre outras funções, comandará os investimentos da IG4 Water, que atualmente é acionista da Iguá e está em processo de expansão internacional no setor de água e saneamento. O executivo esteve à frente da consolidação da Iguá como uma das maiores e melhores empresas de saneamento do país, presente em seis estados e 39 municípios brasileiros. Como legado, deixa uma companhia equilibrada financeiramente e focada em sustentabilidade, inovação e eficiência operacional.
Sob a presidência de Brandão, marcada por sua visão estratégica e habilidade de gestão, a Iguá venceu um dos lotes do leilão da Cedae, no Rio de Janeiro, um marco para a empresa. Com isso, a companhia assumiu contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento em 18 bairros da capital e mais dois municípios fluminenses. “Agora, anunciamos a chegada de Roberto Barbuti como o nosso novo CEO, que estará à frente da Iguá nesta nova fase de crescimento no mercado. Seguimos em frente com a disciplina e o foco que são marcas do nosso DNA”, afirmou Mattos.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa