RIG 4.0 e tecnologia: como superar crises e criar negócios em um mundo hiperconectado e em constante transformação
13 de junho de 2022
  • English

Especialistas debateram no Arena de Ideias desta quinta (9), a importância da metodologia de Relações Institucionais Governamentais 4.0 e da tecnologia para a construção de reputação e relacionamento

As mudanças políticas, econômicas e sociais, o empoderamento da sociedade e o avanço tecnológico da comunicação demandam um maior preparo das empresas e organizações no relacionamento com seus públicos para avaliar as oportunidades de negócios, administrar crises e dialogar de forma ágil e estratégica. Especialistas convidados para o debate no Arena de Ideias desta quinta-feira (9), falaram sobre a importância da nova metodologia de RIG 4.0 e da plataforma Órbita, desenvolvidas pela Oficina Consultoria  para a construção da reputação e relacionamento neste novo cenário de negócios.

“Hoje as instituições públicas ou privadas são demandadas por posicionamentos sobre pautas urgentes da sociedade que são, muitas vezes, sensíveis”, exemplificou a sócia-diretora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins. “Temos que saber entender os contextos e ter a capacidade de fazer uma leitura rápida daquilo que é impacto positivo ou negativo nas agendas”, disse.

O consultor e coordenador do MBA de RelGov da Fundação Getúlio Vargas, Rodrigo Navarro, destacou que, além de fatores externos, como a pandemia, a guerra na Ucrânia ou as eleições, a interação com os múltiplos stakeholders cria um ambiente volátil e mais complexo para se fazer negócios. “Atualmente, além da network, que continua sendo necessária, a tecnologia desempenha um papel fundamental, pois amplia a facilidade de conexão. Além disso, você tem que agregar as experiências que possui, seja nos casos de sucesso, de aprendizado ou mesmo de crise”, observou.

Segundo os debatedores, o relacionamento com os mais variados stakeholders e a gestão dessa agenda de contatos e conversas são desafios crescentes para as empresas e passaram a ser mais complexos durante a pandemia. “Antes, bastava saber com quem falar, eram bem poucas as pessoas que tinham poder de decisão ou de influência, e eu saberia com quem manter contato. O tempo para agir, ou reagir, também era maior”, comentou Patrícia Marins.

RIG 4.0 

A Oficina Consultoria desenvolveu a metodologia de RIG 4.0, que une Relações Institucionais Governamentais, Comunicação e Tecnologia para dar apoio às decisões e posicionamentos de seus clientes. “A plataforma proprietária Órbita, de inteligência digital, além de trazer o perfil das pessoas, apresenta uma teia de relacionamento. Isso nos dá uma fotografia muito mais ampla sobre o cenário”, explicou o diretor de Relacionamento com o Poder Público da Oficina, Caíque Fernandes.

O diretor destacou que, atualmente, não é possível fazer relacionamento com os múltiplos stakeholders ao redor do mundo sem o uso das plataformas de tecnologia. “Hoje temos influenciadores em qualquer lugar, não somente em Brasília ou nos estados. Por isso, precisamos ter uma ferramenta que congregue os dados e, minimamente, nos dê as informações para que possam ser analisadas e decupadas”.

Experiência e capacitação em RIG

Para os convidados, além da tecnologia, a capacitação e a experiência dos profissionais de RIG e dos executivos das organizações são fundamentais para a criação de negócios e para a gestão de crises. “Temos visto a importância de gerar uma governança interna, criar fluxos e processos que permitam a capacitação de vários comandos das empresas”, disse Marins.

Caíque Fernandes destacou que em RIG 4.0 não há espaço para amadorismo: “A capacitação tem como objetivo final garantir a reputação das organizações. Se você não se estrutura e não se capacita, não terá a governança de como atuar. Sem a comunicação e a tecnologia capaz de dar o suporte ao seu pleito legítimo original, a chance da sua marca ir para a lata de lixo é enorme. Para mim, tudo isso acaba se resumindo à gestão de reputação”, finalizou.

Arena de Ideias

O Arena de Ideias é um webinar quinzenal, aberto ao público, promovido pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, que traz nomes de relevância no mercado para debater assuntos atuais e que estão em pauta na sociedade brasileira.

Este episódio pode ser assistido na íntegra no YouTubeSpotify LinkedIn.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.