Rhodia ganha três prêmios de sustentabilidade no Prêmio Eco
06 de março de 2019
  • English

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, conquistou simultaneamente três troféus na 36ª edição do Prêmio Eco, criado em 1982 pela Amcham – Câmara Americana de Comércio.

Na categoria Inovações de Produtos e Serviços Sustentáveis que Apontam Tendências de Consumo, a Rhodia foi destaque com duas premiações relativas ao solvente sustentável Augeo® Clean Multi, criado no Brasil a partir de fonte renovável, e ao Projeto Angela, que é a unidade de abatimento de gás de efeito estufa, instalada no conjunto Industrial da empresa em Paulínia – SP.

Na categoria Empresas Que São Destaque em Inserir Sustentabilidade na Estratégia e Gestão, a Rhodia foi premiada com a metodologia própria SPM – Sustainable Portfolio Management, para analisar e auxiliar a gestão e o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

“Ganhar esses prêmios da AMCHAM é muito significativo porque reconhece os esforços da empresa em Desenvolvimento Sustentável. Nós criamos no Grupo Solvay um modelo de Química que valoriza a inovação e a sustentabilidade em todas as suas dimensões. A evolução do setor químico está ligada diretamente ao avanço nesses temas”, diz Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina.

Segundo Daniela Manique, a empresa tem investido pesadamente em iniciativas de sustentabilidade. “Respeitamos o planeta e atuamos para atender as demandas atuais e futuras da sociedade, que exige das empresas e das pessoas mais responsabilidade com os recursos naturais. A valorização das fontes renováveis está no DNA da empresa, inclusive no Brasil, onde a Rhodia – que está completando 100 anos de atividades em 2019 – foi pioneira no desenvolvimento da rota alcoolquímica”, afirma.

Destaques

Inovação sustentável criada nos laboratórios brasileiros da empresa, o Augeo® Clean Multi é um solvente a partir de fonte renovável, de baixo odor e não tóxico, que proporciona um eficiente poder de limpeza e solvência de ativos para produtos industriais e de limpeza doméstica.

Projeto Angela é a unidade de abatimento de óxido nitroso (N2O), um dos gases do efeito estufa, instalada no complexo industrial da Rhodia, em Paulínia – SP. Em funcionamento ininterrupto há 11 anos, a unidade já contabiliza a eliminação de cerca de 60 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Esse total corresponde a retirar de circulação uma frota da ordem de 10 milhões de veículos movidos a combustível fóssil. A unidade foi construída dentro do escopo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, do Protocolo de Kyoto. É o maior projeto da era Kyoto em funcionamento na América Latina e está entre os 10 maiores do mundo.

O Grupo Solvay fixou o objetivo global de até 2025 (tendo como base o ano de 2015) reduzir em 40% a intensidade das emissões de gases de efeito estufa e ter 50% de seu faturamento associado a soluções sustentáveis. Em três anos, reduziu em 30% a intensidade das emissões, e as soluções sustentáveis já respondem por 43% do faturamento.

SPM – Sustainable Portfolio Management (Gerenciamento Sustentável do Portfólio) é uma metodologia criada pela empresa para unir a estratégia à sustentabilidade, avaliando os produtos e suas aplicações, de modo a garantir que uma matéria-prima sustentável faça parte de um produto final igualmente sustentável. O SPM utiliza a avaliação dos ciclos de vida dos produtos para identificar os impactos na cadeia, levando em conta análises em pilares como energia sustentável, materiais ambientalmente responsáveis, uso de água e processos eficientes.

Confira o vídeo dos projetos vencedores no site da empresa.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.