PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
16 de junho de 2021

Responsabilidade social, transformação do negócio e paciência são as estratégias das empresas familiares na pandemia, aponta KPMG

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

 

De acordo com um relatório da KPMG com empresas familiares do mundo todo, responsabilidade social, transformação do negócio e paciência são as três principais estratégias utilizadas pelas empresas familiares para enfrentar o impacto imediato da covid-19. Segundo o relatório, a estrutura única dessas empresas as capacitou para responder às consequências do isolamento social e as estratégias de longo prazo permitiu demonstrar resiliência neste período, colocando-as em um papel fundamental para liderar a recuperação econômica.

“Um dos principais diferenciais das empresas familiares é como elas definem o sucesso. Embora lucros e dividendos sejam medidas financeiras importantes, o sucesso delas também é definido por objetivos financeiros e não financeiros, como controle, sucessão transgeracional, capital social, ligação emocional com a empresa e reputação. Eles são importantes por terem um impacto direto na tomada de decisões e na forma como as empresas avaliam o sucesso. Isso também explica o porquê de as famílias voltarem a atenção para as estratégias de longo prazo visando sustentar o propósito e o valor não econômico, após tomar medidas imediatas para amortecer o choque financeiro da covid-19” explica o sócio de private enterprise da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jubran Coelho.

Responsabilidade social – maior envolvimento da família:

O relatório identificou que as empresas familiares tomaram medidas para enfrentar o impacto da pandemia não apenas nas famílias e nos negócios, mas no bem-estar da sociedade e nas necessidades de todas as partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e comunidades locais. O estudo revela que as empresas lideradas por um executivo que pertence à família estavam mais propensas a adotar uma estratégia de responsabilidade social, já que uma das opções era focar no bem-estar dos funcionários e nas comunidades onde a família vive e atua.

 

Transformação do negócio – várias gerações trabalhando juntas:

Já com relação à transformação do negócio, 42% dessas empresas estão mais propensas a implementar esse tipo de estratégia durante a pandemia do que as não familiares. O estudo também revelou o papel fundamental que várias gerações da família desempenharam em resposta à pandemia. Além disso, 70% dos entrevistados reportaram que mantiveram investimentos em pesquisa e desenvolvimento e continuaram lançando novos produtos e serviços durante a crise da covid-19

 

Paciência – estratégia de longo prazo:

A pesquisa concluiu que, como as empresas familiares mais antigas têm estado tão comprometidas em sustentar o empreendedorismo ao longo das gerações em vez de apenas mitigar o impacto de curto período da pandemia, isso as levou a agir cuidadosamente. O capital paciente e os recursos financeiros permitiram que elas suportassem grandes mudanças e desafios nas operações no curto prazo e identificassem oportunidades de longo prazo.

Sobre o estudo:

O relatório intitulado “Liderando o retorno: como as empresas familiares estão triunfando sobre a covid-19” foi realizado em conjunto com o Consórcio Global do Projeto STEP, entre junho e outubro do ano passado. A pesquisa incluiu informações de 2.493 empresas familiares e 517 não familiares de 75 países das Américas, Europa, Ásia Pacífico, Oriente Médio e África.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.