Reportagem brasileira vence Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde

Um dos prêmios de jornalismo de maior credibilidade do país, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, teve sua noite de celebração na quinta-feira, dia 4, na Casa das Caldeiras, em São Paulo. Uma história sobre abortos e WhatsApp, de Nathalia Passarinho para a BBC News Brasil, foi a vencedora do prêmio na categoria Jornalismo Escrito.
O prêmio é concedido pela Roche América Latina junto à Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI). Em sua sétima edição, o prêmio visa promover o bom jornalismo relacionado à saúde na América Latina, em todos os formatos. Neste ano, as categorias foram “Jornalismo Escrito” e “Televisão e Vídeo” – cujo vencedor foi o trabalho “Inimigo silencioso”, que abordou o problema de câncer do colo de útero no Equador, assinado por Iván Maestre, José Alvarado, Mauricio Campoverde e Tito Mite, publicada pela “Ecuavisa”. Em 2018, foram premiadas reportagens em rádio e internet.
A premiação acontece durante o evento de dois dias do Roche Press Day, fórum educativo de jornalismo científico e saúde, realizado todos os anos pela empresa e que, neste ano, foi sediado no Brasil. Jaime Abello Banfi, Diretor Geral e Cofundador da FNPI, destaca que “as empresas privada e a imprensa livre e independente sempre estiveram de mãos dadas em distintas épocas. Antigamente, o principal era a publicidade. Hoje em dia, há novas maneiras de se relacionar. O fundamental é compreender que o jornalismo cumpre um papel de formação de cidadania e de compreensão da complexa vida contemporânea. É algo que interessa muito às empresas”.
Confira a entrevista com Jaime Abello Banfi:





Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmosPablo Assolini IA não resolve tudo: não dá para automatizar a relevânciaLeandro Bornacki Dados: sabemos que são essenciais, mas sabemos usá-los?