Reportagem brasileira vence Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde
Um dos prêmios de jornalismo de maior credibilidade do país, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, teve sua noite de celebração na quinta-feira, dia 4, na Casa das Caldeiras, em São Paulo. Uma história sobre abortos e WhatsApp, de Nathalia Passarinho para a BBC News Brasil, foi a vencedora do prêmio na categoria Jornalismo Escrito.
O prêmio é concedido pela Roche América Latina junto à Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI). Em sua sétima edição, o prêmio visa promover o bom jornalismo relacionado à saúde na América Latina, em todos os formatos. Neste ano, as categorias foram “Jornalismo Escrito” e “Televisão e Vídeo” – cujo vencedor foi o trabalho “Inimigo silencioso”, que abordou o problema de câncer do colo de útero no Equador, assinado por Iván Maestre, José Alvarado, Mauricio Campoverde e Tito Mite, publicada pela “Ecuavisa”. Em 2018, foram premiadas reportagens em rádio e internet.
A premiação acontece durante o evento de dois dias do Roche Press Day, fórum educativo de jornalismo científico e saúde, realizado todos os anos pela empresa e que, neste ano, foi sediado no Brasil. Jaime Abello Banfi, Diretor Geral e Cofundador da FNPI, destaca que “as empresas privada e a imprensa livre e independente sempre estiveram de mãos dadas em distintas épocas. Antigamente, o principal era a publicidade. Hoje em dia, há novas maneiras de se relacionar. O fundamental é compreender que o jornalismo cumpre um papel de formação de cidadania e de compreensão da complexa vida contemporânea. É algo que interessa muito às empresas”.
Confira a entrevista com Jaime Abello Banfi:
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados