Renault inaugura Renault Lab na UFPR
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/33391/renault-labufpr-470x300.jpg)
A Renault, associado da Aberje, inaugurou mais uma unidade do Renault LAB. O ambiente é voltado ao desenvolvimento de projetos e pesquisas com foco em temas como empreendedorismo e desenvolvimento de startups, e está localizado no Hub de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus Politécnico, em Curitiba.
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2019/12/renault-labufpr.jpg)
O espaço é colaborativo e pode ser utilizado pela comunidade acadêmica, empresas e profissionais. “Com a inauguração do Renault LAB em uma universidade pública, buscamos continuar expandindo cada vez mais o espírito de inovação e tecnologia nos ambientes acadêmicos”, comenta Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault para a região Américas.
O LAB é o quinto espaço de inovação inaugurado pela Renault do Brasil este ano, e passa a fazer parte do ecossistema de inovação da marca, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo, Renault LAB no Sistema FIEP, na Universidade Positivo e na FAE, em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.
A criação do Hub de Inovação da UFPR também contou com o apoio da startup Tecza, desenvolvida após um período de incubação dentro da universidade, que auxiliou na construção do espaço. Também participaram da inauguração o professor Carlos Yamamoto, diretor da Agência de Inovação da UFPR e de Cleverson Cunha, coordenador de ambientes de inovação e empreendedorismo da Agência de Inovação. “O Hub é o resultado de um trabalho de aproximação dos alunos e os pesquisadores da UFPR com as empresas empreendedoras. A inovação e o empreendedorismo podem ser melhor estimuladas com esse contato bem próximo. Acreditamos que a demanda que vem dos alunos impulsiona mais o empreendedorismo na universidade porque, em primeiro lugar, sem o entusiasmo do público jovem a inovação anda num ritmo mais acadêmico. Neste sentido a Renault é pioneira na iniciativa e certamente muitos bons projetos vão nascer no Hub”, afirma Carlos.
“Nossa principal missão com o Hub é fomentar o empreendedorismo e a inovação. A aproximação com a Renault nos permitirá desenvolver melhor nossos alunos, gerando conhecimentos que também podem ser aproveitados pela organização”, reforça Cleverson.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires