Renault Experience revela as três startups vencedoras da edição 2018-2019
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/28577/renault-experience-470x300.jpg)
Aconteceu a escolha das três startups vencedoras do Renault Experience que serão aceleradas pelo Instituto Renault. Na edição 2018 – 2019, foram 338 projetos inscritos, de 21 estados. Ao longo de 8 meses, todos os estudantes receberam mentorias de professores e profissionais da Renault e do mercado para estruturar uma ideia, criar o projeto e validá-lo. A Renault é associada da Aberje.
O Renault Experience é um projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Na edição desse ano, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy.
Criado em 2008, o programa já envolveu mais de 38.000 alunos de 467 universidades em 25 estados brasileiros. Em 2016, passou por uma reformulação, quando iniciou o modelo de startups.
Confira os vencedores de cada categoria:
Categoria Desafio Twizy – Ornitwizy – Universidade Feevale/RS
Solução: sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s.
A categoria tem como base a POM – sigla para Plataform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.
Categoria Soluções de Mobilidade – Ride – UFSC/SC
Solução: novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável.
É a categoria presente no Renault Experience desde sua primeira edição no formato de startups, buscando o desenvolvimento de produtos e serviços que melhorem a mobilidade das cidades.
Categoria Negócios Sociais – EVA – UFES/ES
Solução: plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda.
A nova categoria do Renault Experience busca desenvolver empresas economicamente viáveis, que trabalhem para gerar impacto positivo na sociedade. Dentro desse propósito, as equipes devem buscar soluções nos temas: inclusão, diversidade, segurança no trânsito e mobilidade urbana sustentável.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires