Relatório de Gestão Unimed-BH 2021 recebe o selo “Materiality Disclosures Service” da GRI
26 de julho de 2022
  • English

Este é o sétimo ano consecutivo que a Global Reporting Initiative, localizada na Holanda, reconhece o relato da Unimed-BH; instituição é referência mundial no tema

Centro de Inovação Unimed – BH Foto: Drika Vianna

Pelo sétimo ano consecutivo, o Relatório de Gestão da Unimed-BH conquista o Selo da Global Reporting Initiative (GRI), referência em todo o mundo em padrões de relatórios de gestão e sustentabilidade. A GRI emite sua chancela “Materiality Disclosures Service” para os documentos de prestação de contas com o objetivo de alinhar os relatos de sustentabilidade.

Também pelo segundo ano consecutivo foi alinhada a estrutura da GRI com o International Integrated Reporting Council – IIRC, chamado Relato Integrado, demonstrando o valor gerado e compartilhado pela Cooperativa durante o ano. Assim como a GRI, o IIRC também é uma organização sem fins lucrativos, que se dedica a disseminar padrões para o relato dos desempenhos econômico, ambiental e social das empresas e organizações públicas ou privadas, considerados boas práticas de governança.

“Zelamos para que informações de credibilidade sobre o nosso negócio e nossas ações estejam disponíveis para todos os públicos. A conquista do selo GRI por mais um ano é uma evidência do nosso compromisso com práticas sustentáveis, com a transparência e a ética”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.

A Unimed-BH passou a adotar o modelo GRI para a produção de seus relatórios em 2015 e, desde então, obtém a certificação do instituto, que é sediado na Holanda. Os indicadores possibilitam a comparabilidade dos dados emitidos por organizações em todo o mundo e são utilizados pelas grandes empresas de todos os segmentos.  O processo adotado pela Unimed-BH inclui a realização de uma pesquisa de materialidade – um movimento de escuta dos principais públicos de relacionamento – do qual são definidos os temas prioritários a serem tratados no relatório.

O Relatório de Gestão 2021 da Unimed-BH, publicado em fevereiro deste ano, trouxe um balanço do cenário complexo gerado pela pandemia da Covid-19, além de outros destaques: os 50 anos da Cooperativa, ações de governança, resultados econômicos, responsabilidade sociocultural e ambiental, inovação e reputação, além de iniciativas voltadas para seus públicos estratégicos, como médicos cooperados, clientes, colaboradores e rede de serviços.

Contribuições estratégicas

Desde 2012, a Unimed-BH é signatária do Pacto Global da ONU, membro da Rede Desafio 2030 desde a sua criação em 2020 e, com isso, está comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Rede 2030 é composta por organizações líderes em sustentabilidade de Minas Gerais que se uniram para ampliar a contribuição do setor empresarial mineiro para o cumprimento da Agenda de Desenvolvimento da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sustentabilidade como foco

Por ser uma cooperativa, a Unimed-BH tem como um dos princípios o interesse pela comunidade. Por esse motivo, busca gerar valor para todos os seus públicos de relacionamento: médicos cooperados, colaboradores, clientes, prestadores e sociedade em geral. “Governança, responsabilidade com meio ambiente e foco no desenvolvimento social sempre foram premissas da nossa atuação”, diz Frederico Peret.

A Unimed-BH possui uma atuação em linha com os princípios do ESG – sigla em inglês para os aspectos de Meio Ambiente (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance). No aspecto social, o objetivo é gerar valor a partir do relacionamento com os diversos públicos e a comunidade. No ambiental, é utilizar os recursos naturais de forma consciente, contribuindo para a preservação hoje e no futuro. Alguns exemplos são: a utilização de energia limpa (99% da energia usada é proveniente de fontes renováveis), a adoção de espaços públicos da capital e o incentivo à coleta seletiva e reciclagem com o apoio a uma rede de cooperativas de coleta seletiva.

Já no viés de governança, o foco é continuar evoluindo nas boas práticas de gestão e compliance que já vêm sendo adotadas pela Cooperativa ao longo dos anos, mantendo o foco na sustentabilidade do negócio e garantindo também uma performance financeira que garanta segurança no futuro.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.