Relatório confirma contribuição do Sistema Campo Limpo para a sustentabilidade no agro
09 de agosto de 2021
  • English

Publicação reflete a transparência do inpEV e compartilha boas práticas com todos os interessados

RESULTADOS DE ECOEFICIÊNCIA 2020

Em sua 18ª edição, o Relatório de Sustentabilidade do inpEV apresenta os bons resultados alcançados em 2020, ano desafiador por causa da pandemia de covid-19. Os números mostram como o Sistema Campo Limpo conseguiu se adaptar às novas condições e operar com segurança e eficiência, atendendo às demandas do setor agrícola. O total de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas no ano atingiu quase 50 mil toneladas, um crescimento de 9,4% em relação a 2019. Deste total, 93% foram para reciclagem e 7% para a incineração.

Elaborado com base nas diretrizes do GRI (Global Report Initiative), o relatório apresenta os benefícios ambientais confirmados por Estudo de Ecoeficiência realizado pela Fundação Espaço Eco. Exemplo de economia circular, o Sistema Campo Limpo evitou a emissão de 823 mil toneladas de gás carbônico equivalente entre 2002, quando o programa entrou em operação, e dezembro de 2020. Se essa emissão tivesse acontecido, seria necessário plantar quase 6 milhões de árvores para capturá-la da atmosfera. Apenas em 2020, o Sistema evitou a emissão de mais de 70 mil toneladas de CO2e.

RESULTADOS DE ECOEFICIÊNCIA 2020

Os dados apresentados também mostram a superação do desafio de levar aos alunos os conteúdos do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, mesmo com a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia. O programa foi adaptado para o formato digital: o caderno do professor foi digitalizado e o jogo de tabuleiro sobre os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) ganhou versão on-line, no site do PEA. Outro avanço do PEA no ano foi a expansão para escolas municipais da cidade de São Paulo. O curso de formação para os professores da rede municipal de ensino foi adaptado para o ambiente virtual e capacitou 439 professores de 355 escolas.

O relatório permite dar visibilidade para os bons resultados obtidos pelo inpEV na gestão do Sistema Campo Limpo. “Essas informações vão tanto para os elos da cadeia agrícola quanto para todos os interessados, como o público acadêmico. A publicação representa uma rica fonte de informações sobre o Sistema e mostra toda a contribuição do inpEV, com o histórico de evolução do programa. São informações úteis também para outros setores que buscam implantar a logística reversa e investir em economia circular,” enfatiza Anna Leticia Malagoli Silva, coordenadora de Educação do inpEV.

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.