Reflexo do novo posicionamento, Petrobras lança site com conteúdo interativo
A Petrobras acaba de lançar seu novo site, resultado do novo posicionamento da marca, que completou 70 anos de trajetória. É um hub de conteúdo e experiências aos diferentes públicos da maior empresa brasileira, refletindo seus novos direcionadores estratégicos. Para operar essa reestruturação, a organização contou com o trabalho da Brivia, que é responsável pelo planejamento, design e produção de conteúdos internos e externos da petrolífera.
O diferencial do novo site são as páginas especiais que destacam a importância de quatro temas estratégicos para a companhia: pré-sal; inovação e tecnologia; jornada da energia; e energia em transformação. De forma dinâmica e interativa, os conteúdos oferecem uma imersão nos assuntos por meio de fotos, infográficos e outros recursos visuais.
A área do pré-sal, por exemplo, tem uma rolagem que remete à profundidade das camadas pelas quais é preciso mergulhar para atingir essa região. Nela, é possível conhecer a fundo a origem dessas reservas, viajar pelas bacias de Santos e de Campos, além de desbravar as inovações que a companhia utiliza para explorar todo o potencial do pré-sal.
Lógica semelhante é vista na página que apresenta a jornada de energia: infográficos interativos permitem que o internauta saiba mais sobre todo o processo que vai da produção à distribuição energética. Também é possível obter mais informações sobre as termelétricas, unidades flutuantes e plataformas, parques eólicos offshore e distribuidoras.
Para sustentar esses novos espaços, a Brivia também fez um trabalho de reorganização dos conteúdos já existentes no site anterior. Análises e cruzamentos permitiram que as mais de 200 URLs existentes fossem repensadas, buscando realocá-las. Assim, o resultado final refina os materiais para distribuí-los de forma mais intuitiva e harmoniosa.
Desafio para além da superfície
Na avaliação de Eliel Allebrandt, Managing Director & Key Account da Brivia, o projeto se soma a uma série de outras iniciativas que modernizam a presença digital da Petrobras. “Estruturamos esse projeto ao longo de quase dois anos. Essa ação expressa as mudanças recentes na empresa e reforça como ela está aberta à transformação e ao novo, ao mesmo tempo que possui sete décadas de história”, destaca.
Para a criação do novo site, a Brivia realizou um estudo com mapeamento de tudo o que estava publicado. Depois, partiu-se para o desenho do novo site e processo exploratório. Segundo Eliel, o maior desafio foi dar mais frescor a conteúdos técnicos, geralmente tratados de forma mais burocrática. “Reorganizar os conteúdos importantes para a Petrobras é apenas uma parte do processo. Existe todo um trabalho que está por trás, que é o de reestruturar todo o ecossistema de sites da companhia”, complementa.
Os usuários também vão ser contemplados com um novo ambiente de navegação, visualmente mais atraente. O conteúdo foi destacado por meio de um design mais contemporâneo, marcado pelo uso de imagens.
O novo site entrou no ar no dia 3 de outubro, data em que a empresa completou 70 anos, somando-se a outras iniciativas promovidas para marcar esse momento histórico de renovação e celebração. Junto do novo conteúdo, a Brivia preparou uma espécie de tutorial para guiar os internautas pela nova página.
Acesse a página em: www.petrobras.com.br
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