Rede Gazeta recebe financiamento do Google para inovação
23 de julho de 2021
  • English

O projeto selecionado, Gazeta SDK, é um pacote de soluções digitais para agilizar a digitalização de veículos de imprensa locais

Uma empresa de comunicação que há quase 93 anos segue se reinventando e se conectando com os capixabas e com os novos tempos. Prova disso é que, na última quarta-feira (21), a Rede Gazeta tornou-se uma das 21 selecionadas no Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) na América Latina, após concorrer com mais de 300 projetos internacionais. No Brasil, oito grupos de comunicação foram contemplados. A Rede Gazeta, junto com organizações de nove países, receberá apoio do Google por meio de um fundo de US$ 2 milhões, para seguir inovando na distribuição de conteúdo.

O projeto selecionado é o Gazeta SDK, um pacote de soluções digitais que inclui, por exemplo, paywall, assinatura e newsletter, entre outros com foco na otimização da produção, edição e gerenciamento de conteúdo multimídia. Com o financiamento do Google, a ideia é que ele seja totalmente adaptado para mobile first, dando mais dinamismo e agilidade aos profissionais das redações.

“Em um momento de transformação da indústria de mídia, estamos nos posicionando como um grupo inovador. Criamos, este ano, a Diretoria de Inovação e Novos Negócios, e estamos há meses integrando nossos times em busca de soluções de negócios. Esse anúncio do Google, nos colocando entre as oito melhores iniciativas da área no Brasil, é um certificador de que nossa rota está acertada”, considera o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.

O gerente de Desenvolvimento de Produtos Digitais da Rede, Carlos Eduardo Dutra, explica a premissa do Gazeta SDK, que já está em uso, em modelo piloto, por outros dois publishers nacionais: a Gazeta do Povo (PR) e o Correio da Bahia (BA): “O pacote começou com o desenvolvimento do CMS [sistema de gerenciamento de conteúdo – em inglês] e da nova estutura do site A Gazeta, que mudou em setembro de 2019. Com o tempo, seguimos avançando e evoluindo nas funcionalidades desse sistema, integrando novos formatos, como web stories. E então, no ano passado, percebemos que ele poderia contribuir com outros publishers locais a se digitalizarem com mais agilidade”.

Novos caminhos
Com o financiamento do Google, a Rede Gazeta vai investir em melhorias do Gazeta SDK para tornar o processo de edição e distribuição de notícias mais ágil e adaptado aos celulares. Vale destacar que o sistema foi todo desenvolvido pelos times de desenvolvimento digital da empresa.

“Esse é um dos bons exemplos de inovação que temos dentro de casa e que tendem a ser cada vez mais parte do dia a dia da empresa a partir da conclusão do projeto Reinventa [fruto da consultoria Inventta]. Esse resultado no GNI, além do suporte financeiro, é importante porque nos reconhece como uma empresa que está pensando o futuro desse ecossistema de notícias com inovação e tecnologia”, completa o diretor de Inovação e Novos Negócios, Dudu Lindenberg.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.