Rede Gazeta lança Programa de Inovação
O Reinventa começou a ser estruturado em maio de 2021, quando foi firmada parceria com a Inventta, uma das maiores consultorias de inovação da América Latina
A Rede Gazeta lançou, nesta segunda-feira (17), um robusto programa de ações que visa, em médio prazo, tornar o grupo de comunicação um ator relevante no ecossistema de inovação. O programa, batizado como Reinventa, vai aproximar a empresa de startups, incubadoras de negócios e núcleos de inovação do Espírito Santo e do Brasil e expandir os territórios de atuação da Rede Gazeta nos próximos anos.
“A Rede não chegou aos 94 anos por acaso. Eu acho que, ao longo dos tempos, sobre várias inspirações e lideranças diferentes que estão inscritas na história do nosso grupo, a inovação desempenhou um papel muito importante na trajetória que a gente teve até hoje. Cada ciclo que a empresa viveu foi colocando blocos que hoje formam a construção do momento atual da Rede Gazeta”, reflete o presidente da empresa, Café Lindenberg.
O Reinventa começou a ser estruturado em maio de 2021, quando foi firmada parceria com a Inventta – uma das maiores consultorias de inovação da América Latina. De lá para cá, foram inúmeros workshops e um longo processo de estruturação do projeto. Um Comitê de Inovação foi formado para filtrar iniciativas inovadoras entre as equipes e vislumbrar novas oportunidades de negócios. “A Inventta está muito alinhada com o nosso trabalho e, quando essa relação funciona bem, tem tudo para dar certo”, garante o diretor-geral do grupo, Marcello Moraes.
Estrutura
O programa de inovação da Rede Gazeta vai contar com seis territórios de exploração para novos negócios, pensados a partir de tendências de tecnologia, comportamentos e modelos de negócios. Seis sponsors foram definidos e são responsáveis cada um por um território, entre diretores e gestores. Para o diretor de Inovação e Novos Negócios da Rede Gazeta, Eduardo Lindenberg, o programa representa a adaptação da empresa. “Estamos no meio do caminho, tentando entender para onde o mercado está indo. Mas, mais importante do que desenvolver novos projetos de sucesso, é ter essa capacidade de adaptação”, avalia.
Com o Programa de Inovação, a Rede Gazeta tem o propósito de se transformar em um ecossistema de negócios, com iniciativas que vão permitir a renovação sustentável do negócio principal, além da criação de novas iniciativas rentáveis e conectadas a novos públicos.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais