Reaproveitamento de água da chuva pela Whirlpool gera até 7% de economia
O uso sustentável da água é um dos pilares estratégicos de Sustentabilidade. A Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e associada da Aberje, implantou o sistema WPS (Whirlpool Production System): uma maneira eficaz de gerenciar todas as suas operações. Resultado disso são mais de 500 projetos e ideias de meio ambiente geradas pelos seus colaboradores, nos últimos anos, refletindo em uma redução de 2016 a 2018, de 13% no consumo de água.
Como premissa, a Whirlpool tem um olhar cuidadoso para o ciclo completo de vida da água. A utilização de água de fontes sustentáveis, como chuva e reuso, é exemplo disto. Em 2018, a unidade de Joinville, em Santa Catarina, desenvolveu um projeto para substituição de água potável nas caldeiras por água coletada da chuva, reduzindo cerca de 1.800m³ de água ao ano. Para se ter uma ideia, atualmente cerca de 7% do volume total de água consumido na fábrica de Joinville é proveniente de recuperação de água de chuva.
Já na perspectiva de reuso, os processos produtivos também contam com eficientes soluções. Exemplo disso é o sistema de tratamento de efluentes da fábrica de Rio Claro, interior de São Paulo, que aumentou a capacidade e melhorou a reutilização de água no local. Aproximadamente 8.500m³ de água são utilizados para processos internos anualmente, o equivalente ao uso mensal de água de mais de 450 residências brasileiras.Enquanto nas áreas administrativas, destacamos o uso de água de reciclo nos vasos sanitários. Atualmente, a empresa consegue reaproveitar 18% de água por ano, das fontes reutilizáveis em todas as unidades.
Os esforços da Whirlpool vão além das unidades fabris, os seus produtos também são pensados e desenvolvidos para acompanhar a empresa no caminho da sustentabilidade. Um exemplo disso é a nova e inovadora tecnologia “Maxi Economia” que economiza até 40% de água e sabão em um mesmo ciclo de lavagem nas lavadoras de roupas. A Whirlpool conseguiu alinhar o design thinking com a necessidade do consumidor em obter produtos que ajudam a gerar menos danos ao meio ambiente. Essa mesma lavadora de roupas também possui um recurso de reutilização 100% de água que resulta do processo de lavagem, permitindo outros usos na casa. Além desta, temos a primeira top load com cestos independentes, que permite a lavagem de diferentes tipos de roupa ao mesmo tempo. Este recurso gera uma economia de 9% a mais água em comparação a lavadoras de outras marcas. “Nosso foco na conservação dos recursos que contribuem para diminuir o impacto no meio ambiente continuam este ano e com um reforço importante: temos um estudo de curto, médio e longo prazo que demonstra o cenário de disponibilidade hídrica nas regiões onde estamos presentes. Com esta ferramenta, poderemos estar cada vez mais presentes na vanguarda de ações em prol da sustentabilidade”, afirma Vanderlei Niehues, Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool. “Nosso engajamento está ganhando novas proporções com a proteção de nossas áreas verdes. Para se ter uma ideia, só em Joinville, protegemos uma área verde de 260.000m², em que foram inventariadas 96 diferentes espécies de árvores e 1.361 diferentes espécies de animais”, finaliza Vanderlei.
A Whirlpool está comprometida em fabricar, cada vez mais, produtos de alto desempenho, eficientes em termos de água e energia, ajudando os consumidores a escolher marcas que contribuem para diminuir os impactos negativos no planeta.
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados