Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2024

A Merco, referência internacional na avaliação da reputação corporativa lança oficialmente no Brasil a 11ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2024. O lançamento será realizado em um webinar, dia 21/05, 11h.
Além do Ranking geral são elaborados três rankings um para cada variável E (Meio Ambiente), S (Âmbito Interno, Social, Clientes e Sociedade) e G (Ética e Governança Corporativa.
De acordo com Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil, em um mundo onde os desafios socioambientais estão diretamente ligados à sobrevivência dos negócios, o ESG tornou-se um dos principais indicadores de sucesso e sustentabilidade empresarial. “Hoje, as questões relacionadas ao ESG não são apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. As empresas precisam alinhar suas operações aos princípios de sustentabilidade, ética e impacto social, pois isso reflete diretamente na confiança dos consumidores, colaboradores e investidores.”, destaca Lylian.
O objetivo do monitor é oferecer às empresas uma avaliação de como as organizações estão sendo percebidas em relação aos pilares do ESG.
A metodologia de análise, que engloba 25 diferentes fontes de informações, consolidadas em 15.346 entrevistas, se inicia com as avaliações de 565 membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano no Brasil, que elegem as cinco empresas mais responsáveis em cada uma das dimensões do ESG.
A partir dessa primeira abordagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas generalistas e de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.
O ranking também considera o Merco Sociedade, monitor que mede a reputação por meio da perspectiva da população geral. E as avaliações do Merco Digital, ou seja, as análises de reputação das empresas no âmbito digital, além do Merco Talento. Por, último, se mede a realidade das empresas por meio de indicadores objetivos de méritos reputacionais.
O ranking completo, juntamente com a metodologia detalhada da Merco, está disponível para consulta no site oficial da organização: www.merco.info.
Rankings por pilar: quem se destaca em E, S e G
Como ferramenta de gestão reputacional, o Merco Responsabilidade ESG apresenta uma análise detalhada dos públicos pesquisados em cada uma das três áreas de impacto: Meio Ambiente (E), Âmbito Interno, Social, Clientes e Sociedade (S) e Ética e Governança Corporativa (G). Em cada uma, foi elaborado um ranking próprio.
Para a CEO da empresa no Brasil, o ranking é mais que um reconhecimento, “Ele serve como uma ferramenta estratégica para as empresas, ajudando-as a identificar áreas de melhoria para fortalecer sua reputação no mercado. Ao mesmo tempo, fornece informações para os consumidores, que ao conhecer os resultados podem escolher marcas comprometidas com causas em que acreditam”, afirma a executiva.
Destaques
- Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
- Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
ARTIGOS E COLUNAS
Leonardo Müller ESG: auge e queda de uma siglaHamilton dos Santos Nova desordem mundialPablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia