Ranking Merco aponta as empresas com melhor reputação em 2024; 60% são associadas da Aberje

A Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que realiza estudos de reputação e publica rankings de referência na América Latina, Espanha, Portugal e Itália, com atuação em 19 países, no total, apresenta a 11ª edição do ranking Reputação Empresarial no Brasil. No levantamento, que foca a atuação das 100 melhores empresas em 2024, a Natura lidera, seguida pelo Mercado Livre (ambas associadas à Aberje) e Ambev. Do total, 60% das organizações listadas são filiadas à associação, assim como a própria Merco.
Ao todo foram reconhecidas no ranking setorial empresas de 44 áreas diferentes, com destaque para os oito setores que compõem as empresas no Top 10 do levantamento, que são: Cosméticos e Perfumaria; Serviços Financeiros; Bebidas; Comércio Eletrônico; Indústria Digital; Alimentos; Indústria Automotiva e Varejo. Isso mostra que a reputação empresarial permeia cada vez mais toda a indústria, de acordo com a Merco.
Nos seguintes setores avaliados pelo ranking, as associadas da Aberje chegam a figurar nas três primeiras colocações:
-
- Cosméticos e perfumaria: Natura, Grupo Boticário e Avon;
- Energia: Ipiranga, Petrobrás e Raízen;
- Energia elétrica: Eletrobrás, Engie, CPFL;
- Mineração, siderurgia e metalurgia: Gerdau, Vale e ArcelorMittal;
- Química e petroquímica: BASF, Braskem, 3M;
- Supermercados e atacados: GPA, Carrefour, Assaí Atacadista;
Muitas foram também as empresas associadas que lideraram em seu setor, são elas:
- Alimentos: Nestlé;
- Aviação: EMBRAER;
- Comércio eletrônico: Mercado Livre;
- Conglomerado: Bayer;
- Entretenimento: Netflix;
- Fundos de investimento: XP;
- Gestão ambiental: AMBIPAR;
- Hotelaria: Accor;
- Indústria automotiva: Toyota;
- Indústria farmacêutica: Pfizer;
- Logística: Vibra Energia;
- Madeira, papel e celulose: Suzano;
- Restaurantes: McDonald’s;
- Roupas, calçados e acessórios: Alpargatas;
- Seguros: Porto Seguro;
- Serviços de mobilidade: Localiza;
- Serviços de saúde: Hospital Sírio-Libanês;
- Serviços financeiros: Itaú Unibanco;
- Tecnologia: Microsoft;
- Telecomunicações: Vivo;
- Transporte: Uber;
- Transporte aéreo: Latam.
“Parabenizamos todas as empresas que fazem da reputação empresarial um compromisso com seus stakeholders e com a sociedade. Ao reconhecer as melhores empresas do Brasil, oferecemos para as companhias uma ferramenta fundamental de gestão e tomada de decisões, permitindo entender e avaliar a reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, explica Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil.
Melhores empresas em comunicação com imprensa
Nesta edição do ranking, também foi considerada a comunicação das organizações com a imprensa. Isto porque, para os jornalistas de negócios consultados, as equipes de comunicação corporativa que melhor transmitem informações e mantêm uma boa reputação ao longo do tempo foram as das empresas Google (1º), Natura (2º), Nubank (3º), Apple (4º), Mercado Livre (5º), Itaú Unibanco (6º), Coca-Cola (7º), Ambev (8º), Unilever (9º) e Grupo Boticário (10º).
“Sobre as melhores empresas em comunicação, constatamos a contribuição desse reconhecimento. Portanto, não basta que as empresas tenham boas iniciativas, mas que elas sejam comunicadas de maneira clara e ampla ao ecossistema da qual fazem parte. Por isso, entendemos que esse fator influencia diretamente na reputação empresarial de uma marca”, analisa Lylian.
Metodologia
Nesta edição, a Merco contou com 26 fontes de informação. O campo da pesquisa foi realizado no Brasil, no período de abril a dezembro de 2024, composto por 15.341 entrevistas. Os stakeholders consultados foram: 565 diretores de grandes empresas; 72 professores universitários; 65 jornalistas de negócios; 65 analistas financeiros; 63 associações de consumidores; 66 sindicatos; 71 representantes de ONGs; 67 membros do governo; 71 gerentes de mídias sociais e 4.467 consumidores (Merco Sociedade). Além disso, a pesquisa considerou 9.726 entrevistas advindas do ranking Merco Talento 2024, que considera a opinião de funcionários, especialistas em RH e estudantes.
Por meio de uma análise criteriosa multistakeholder, as avaliações das empresas são obtidas nas variáveis que mais impactam a reputação corporativa, entre elas: resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética, governança corporativa, dimensão internacional, inovação, comunicação, meio ambiente, compromisso social, gestão e estratégia.
Além dessas avaliações, também foi realizada uma análise da reputação digital das empresas por meio do Merco Digital, com 950.616 menções analisadas em canais digitais e mídias sociais das 100 empresas avaliadas. E uma última etapa, com a avaliação de indicadores objetivos, a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas.
Confira as associadas ranqueadas:
- Natura (1º)
- Mercado Livre (2º)
- Grupo Boticário (4º)
- Itaú Unibanco (5º)
- Nestlé (7º)
- Toyota (8º)
- Avon (11º)
- Bradesco (12º)
- Coca-Cola (13º)
- Hospital Sírio-Libanês (17º)
- Pfizer (18º)
- Vivo (19º)
- Unilever (21º)
- Alpargatas (22º)
- Microsoft (23º)
- Johnson & Johnson (25º)
- Netflix (26º)
- Porto Seguro (27º)
- Ipiranga (29º)
- Latam (30º)
- Hospital Albert Einstein (31º)
- McDonald’s (32º)
- iFood (34º)
- Samsung (36º)
- Gerdau (38º)
- Petrobrás (39º)
- Mondelèz (40º)
- Suzano (42º)
- Volkswagen (45º)
- GPA (46º)
- Banco do Brasil (48º)
- Bayer (49º)
- Carrefour (52º)
- Santander (53º)
- Localiza (54º)
- BRF (56º)
- Mercedes-benz (58º)
- EMBRAER (60º)
- Stellantis (63º)
- Klabin (65º)
- Mastercard (66º)
- Assaí Atacadista (67º)
- Vale (68º)
- XP (69º)
- Votorantim (70º)
- Dell (71º)
- Volvo (73º)
- BASF (75º)
- Raízen (79º)
- Diageo (81º)
- Uber (84º)
- Tetra Pak (85º)
- Siemens (86º)
- Eletrobras (89º)
- JBS (90º)
- Braskem (94º)
- Engie (95º)
- Cargill (96º)
- CPFL (98º)
- Vibra Energia (99º)
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