PwC Brasil cria programa para contratação de profissionais com mais de 50 anos
As mudanças demográficas na força de trabalho estão entre as principais preocupações dos executivos em todo mundo. No Brasil, 35% dos participantes da 21st Global CEO Survey acreditam que essa é uma das principais ameaças ao crescimento de suas empresas. Os líderes empresariais têm seus motivos: a porcentagem da população brasileira com 65 anos ou mais deve passar dos atuais 8,77%, para 13,44% em 2030, segundo o IBGE.
Essa mudança na faixa etária da mão de obra disponível, no entanto, pode ser uma oportunidade. Para a PwC Brasil, consultoria associada da Aberje e que no último ano criou o Senior Citizens – programa para a contratação de profissionais acima dos 50 anos – estes talentos têm grandes vantagens: mais equilíbrio emocional, maior capacidade de solução de problemas e comprometimento, além de exercerem papel de liderança e mentoria nas equipes.
Na perspectiva pessoal, o resultado também é positivo: “para os contratados, é possível observar o impacto direto no engajamento e autoestima, essenciais para o envelhecimento saudável e ativo de qualquer pessoa”, explica Érika Braga, diretora de RH da PwC Brasil.
Na edição piloto do programa foram selecionados cinco profissionais para a área de consultoria tributária, dentre 40 inscritos por meio da plataforma Maturijobs, empresa especializada no recrutamento de talentos com idade acima de 50 anos que desejam se manter ativos no mercado.
Acompanhando as tendências do mercado de trabalho, o objetivo da PwC é expandir o programa para todas as áreas e níveis de carreira da firma. “A formulação do Senior Citizens está alinhada com os valores e propósitos da PwC. Nós acreditamos que investir em diversidade é fundamental para trazer soluções para os nossos clientes e construir confiança na sociedade”, destaca Braga.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?