Projetos universitários mudam realidade do Brasil
O Brasil possui poucas empresas de grande porte, segundo uma lista divulgada pela Forbes, que mostra que das duas mil maiores companhias do mundo, apenas 1% é brasileira. Somado a isso, faltam incentivos fiscais para o desenvolvimento de pesquisas, o que torna o país um dos menos inovadores do mundo. Pensando nisso, a Renault, montadora associada à Aberje, criou o Renault Experience, programa de inovação e empreendedorismo no modelo de Startups voltado especialmente para estudantes universitários.
Em 2018, alunos do Centro Universitário Internacional Uninter foram selecionados para receber mentoria exclusiva e aporte de R$ 30 mil para desenvolver uma ideia inovadora que ajude a melhorar mobilidade e a qualidade do trânsito. O grupo formado por Gabriele Miriam, Jean Pierre, Carlos Cunha e Bruno Sena desenvolveu o SENSCAR, um projeto que impede que motoristas alcoolizados deem a partida no motor do carro. Por meio de aparelho de alta sensibilidade para detecção de álcool, um sensor capta se houve ingestão de bebida alcoólica pela respiração do motorista. Caso o aparelho reaja positivamente, o carro trava e não pode se movimentar. “Ações como essa da Renault tem a capacidade de mudar as perspectivas do país. A inovação e o empreendedorismo devem ser práticas constantes, tanto nas empresas quanto nas universidades”, explica o professor Elizeu Alves, que orientou os estudantes no projeto do SENSCAR.
A última edição teve 323 inscrições de todo o Brasil e apenas três iniciativas foram selecionadas. Com duração total de um ano, contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado. “Com o Renault Experience buscamos estimular o empreendedorismo nos estudantes universitários de todo o país, incentivando a busca por soluções de mobilidade. O formato de Startup, implementado há dois anos, é um verdadeiro sucesso. Já foram inscritos cerca de 800 projetos de 14 estados brasileiros. Mais do que a quantidade, estamos muito felizes com a qualidade dos projetos apresentados, como o SENSCAR, ótima solução desenvolvida pela equipe da Uninter”, comenta Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da companhia.
Lançamento Renault Experience 2018
Amanhã, 18 de setembro, a Uninter sediará o lançamento da edição 2018 do programa. Estudantes, professores e autoridades abrem oficialmente o novo processo de seleção e inscrições dos projetos universitários. A cerimônia acontecerá no campus Garcez, no centro de Curitiba, e será transmitida ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/user/webuninter, no YouTube, para todo os interessados.
Serviço
O que: Lançamento Renault Experience – edição 2018
Quando: dia 18 de setembro, a partir das 19h
Local: Campus Garcez Uninter
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?