Projeto global da Sodexo promove a geração de oportunidades profissionais para mulheres
Com o objetivo de promover a equidade de gênero e a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, a Sodexo criou o projeto global,SheWorks (‘ElaTrabalha’), que consiste no aprendizado por observação (modelo Job Shadowing), no qual mulheres da comunidade têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de colaboradores da Sodexo, empresa associada à Aberje no Brasil.
A iniciativa, que mundialmente já contou com a participação de 295 mulheres de comunidades, 238 embaixadores, 20 países e mais de 10 parceiros da companhia,possibilita que a empresa se conecte com talentos em potencial, ao mesmo tempo que permite que mulheres conheçam uma nova perspectiva para alavancar a própria carreira. “O Grupo Sodexo atua globalmente na promoção da equidade de gênero em todos os níveis hierárquicos. Nosso foco é gerar uma cultura inclusiva, dentro e fora da empresa, para que no futuro não sejam necessárias políticas afirmativas para garantir a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho. Neste contexto, estimulamos e apoiarmos inciativas que desenvolvem o público feminino para diversas carreiras”, comenta Lilian Rauld, head de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site Brasil.
PRIMEIRA EDIÇÃO – Em sua primeira edição, realizada no Dia Internacional da Mulher, a Sodexo On-site Brasil convidou mulheres que fazem parte do Programa Tem Saída, outra iniciativa da qual a empresa é parceira, para acompanharem um dia de trabalho dos colaboradores no escritório da companhia, em São Paulo.
Na ocasião, as participantes do SheWorks puderam vivenciar de perto as atividades que acontecem na cozinha do restaurante da empresa e serviços executados pela equipe de facilities, como recepção e limpeza, e assim terem uma visão diferenciada das áreas de atuação da companhia.
O programa Tem Saída é uma iniciativa lançada em agosto de 2018, e tem a missão de trazer oportunidades de crescimento para mulheres vítimas de violência, no mercado de trabalho e na sociedade como um todo apoiar mulheres. Trata-se de uma parceria da Prefeitura de São Paulo (via Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo), Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres. Como uma das empresas apoiadoras, a Sodexo acredita que a autonomia financeira e a empregabilidade são peças-chave para empoderar mulheres em situação de violência doméstica, dando a elas uma nova chance de levar uma vida plena e sem medos. Assim, a companhia participa oferecendo oportunidades profissionais para as mulheres atendidas pelo programa, ejá contratou 13 mulheres do Tem Saída e busca ampliar ainda mais este número de contratação.
Desde 2018, a Sodexo é uma das apoiadoras do programa Tem Saída, que tem um papel muito importante junto às mulheres vítimas de violência. Trata-se de uma iniciativa voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. Como parceiros do projeto, também acreditamos que esta autonomia é uma peças-chave para empoderar mulheres trazendo independência financeira e o fim do ciclo de violência, e assim queremos oferecer oportunidades profissionais para dar a elas uma nova perspectiva para alavancar a própria carreira.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados