Projeto “Futuro Carbono Zero” chega a Belém levando arte, interatividade e consciência ambiental

O Ministério da Cultura e a Toyota, com o apoio da Ajinomoto do Brasil, apresentam “Futuro Carbono Zero” por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A proposta convida o público a uma experiência sensorial e educativa, com enfoque artístico na descarbonização e na sustentabilidade. O projeto reúne obras como Amazônia Insomnia (Hugo Fortes, 2019) e VRS – Vegetal Reality Shelter (Guto Nóbrega, 2019), além de murais digitais que retratam cenários ambientais e soluções para a redução de carbono. O espaço conta com projeções imersivas com sons e aromas, totens e objetos interativos que estimulam o público a refletir sobre práticas sustentáveis. A Ajinomoto é mantenedora da Aberje e a Toyota é associada à entidade.
As ações incluem oficinas temáticas com os temas “Introdução à Arte Digital e Interativa” e “Upcycling e Arte”, que integram arte, tecnologia e sustentabilidade. As atividades serão conduzidas por Marcelo Ferraz, gestor artístico do projeto, com foco em soluções criativas que gerem impactos positivos na sociedade. Em Belém, o público também poderá participar de palestras como “Descarbonização e o futuro sustentável das cidades”, ministrada por Samara Lima, professora de Biologia, além de uma ação especial de distribuição de mudas da Amazônia.
“O ‘Futuro Carbono Zero’ usa a arte e a interatividade para democratizar o debate sobre a descarbonização. Para a Fundação Toyota, usar a inovação para gerar impacto social e ambiental é um compromisso. Levar essa experiência imersiva a Belém reforça nosso pilar de educação e investe na conscientização coletiva para um futuro com zero carbono”, afirma Otacílio do Nascimento, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.
A carreta, que ficará estacionada por sete dias no Shopping Bosque Grão-Pará (Av. Centenário, 1052), com entrada gratuita e classificação livre para todas as idades, contará com o apoio da Ajinomoto do Brasil. Por meio da exposição de materiais, a exibição de um vídeo e a distribuição de produtos, a empresa irá destacar seu processo circular de produção sustentável, o Biociclo, que reaproveita os coprodutos da produção do realçador de sabor AJI-NO-MOTO® e os transforma em fertilizantes, posteriormente utilizados no cultivo da cana-de-açúcar, principal matéria-prima da companhia, fechando um ciclo sustentável.
Anote na agenda
Futuro Carbono Zero
Data: 12 a 18 de novembro de 2025
Horários: das 10h às 20h
Local: Shopping Bosque Grão-Pará
Endereço: Av. Centenário, 1052 – Mangueirão, Belém – PA
Ingresso gratuito para exposição, oficinas e palestras
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































