Programa ViraSer do Grupo Gaia em parceria com a JDE desenvolve plano de coleta seletiva da Cooperativa Corenova de Socorro

Com o objetivo de realizar ações sobre Educação Ambiental no município de Socorro, o Programa ViraSer, executado pelo Grupo Gaia em parceria com a JDE Brasil – empresa associada da Aberje, formulou um Plano de Coleta Seletiva para a Cooperativa de Trabalho e Reciclagem Nova Esperança de Socorro (Corenova).
O Plano foi estruturado em cinco partes: 1) Criação de um Comitê de Coleta Seletiva com uma rede de parceiros multiplicadores locais; 2) Planejamento conjunto com Agenda coletiva de ações envolvendo educadores nas escolas, agentes de saúde e lideranças comunitárias; 3) Material de Comunicação com Kit básico de divulgação e canais de comunicação disponíveis localmente; 4) Mutirões, Oficinas e eventos comunitários de educação ambiental de sensibilização e conscientização para o descarte correto e 5) Monitoramento de dados para saber qual impacto em quantidade e qualidade de volume se deu na coleta dentro da Cooperativa.
O documento foi validado pela Prefeitura Municipal de Socorro e sua execução conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Circuito das Águas (CISBRA), que possui um termo de cooperação técnica com o Grupo GAIA, desde 2016, para executar ações de logística reversa de embalagens pós consumo.
No mês de março, estudantes das Escolas Municipais participaram de sete oficinas sobre Coleta Seletiva e Reciclagem. Ao todo, 75 alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Professor Eduardo Rodrigues de Carvalho, do Jardim Santa Cruz, realizaram uma visita à Corenova para conhecer como é realizado o trabalho de coleta e triagem dos resíduos recicláveis coletados no município de Socorro. A Corenova comercializa em média 45 toneladas de resíduos por mês, gerando trabalho e renda para 20 cooperados e suas famílias.
A iniciativa é uma ação do Programa ViraSer, idealizado pelo Grupo GAIA e conta com os investimentos da JDE Brasil, uma empresa global de cafés e chás com sede na Holanda, servindo consumidores em mais de 140 países pela Europa, América Latina e Ásia-Pacífico. No Brasil é conhecida através de suas marcas Pilão, L’OR, Café do Ponto, Caboclo, Damasco, Seleto e Café Pelé.
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei Sol