Programa pioneiro no Mercure BH Lourdes é direcionado à hospitalidade positiva
Tomilho, manjericão, alecrim e uma variedade enorme de outros temperos e verduras fresquinhas ao alcance das mãos, a qualquer momento para hóspedes, colaboradores e visitantes. Esses são alguns dos elementos que fazem parte da horta orgânica que já está em operação no Mercure Belo Horizonte Lourdes. A ação, que é pioneira na hotelaria em Minas Gerais, faz parte do programa global de desenvolvimento sustentável da AccorHotels, o Planet 21. A Accor é associada da Aberje.
O espaço é cultivado diariamente por colaboradores voluntários, com a curadoria profissional da BeGreen, empresa responsável pela primeira Fazenda Urbana da América Latina instalada em um shopping da capital mineira. O cuidado com a horta contribuiu para melhorar a atmosfera do hotel, tornando-a mais positiva para os que frequentam o local, sejam funcionários ou hóspedes. “O espaço transformou o ambiente do hotel em um lugar mais acolhedor, mais humano e natural”, comenta Antonietta Varlese, Vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels na América do Sul.
A colheita também é usada para abastecer diariamente o menu do restaurante da unidade, além de compor as cestas de alimentos que ficam disponíveis para os clientes. Os alimentos provenientes da horta também podem ser inseridos nas refeições dos colaboradores.
A partir da horta vertical, foi montado um cardápio BeGreen, que aproxima visitantes e hóspedes para um novo olhar, com consciência e envolvimento sobre o que consumimos, plantamos e devolvemos à natureza. O trabalho no dia a dia do hotel também contribuiu para a mudança de hábito dos colaboradores, que agora optam por alimentos mais naturais e levam as ideias para as suas residências. “Acredito que ações como essa ajudam a despertar em todos os nossos públicos de interesse o espírito da hotelaria positiva. Após aimplantação deste programa, diversos colaboradores fizeram sua horta em casa e sempre trazem novidades do plantio. Também fizemos uma visita técnica na horta da BeGreen com alguns hóspedes. Foi uma experiência incrível”, conta Rodrigo Mangerotti, Gerente Geral do Mercure Belo Horizonte Lourdes.
Atualmente, cerca de 149 hotéis na América do Sul já implantaram uma horta urbana, incentivando o cultivo e consumo de alimentos orgânicos, saudáveis e produzidos localmente.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados