Programa Parcerias Sustentáveis promove empreendedorismo, diversidade e inclusão

Empreendedores de negócios sociais podem se inscrever no Parcerias Sustentáveis 2023 até 15 de novembro. O programa da AngloGold Ashanti já beneficiou mais de 40 mil pessoas em Minas Gerais e Crixás (GO). A partir de aportes financeiros, consultoria e capacitação para o empreendedorismo, projetos como o Ojú e o Compre de Uma Mãe estão mudando vidas. Vamos conhecê-los?
Integrante do Parcerias Sustentáveis pela categoria de diversidade, o Ojú faz parte do Coletivo Corporeidade, uma produtora de conteúdo audiovisual independente, focada no discurso e comunicação da expressão corporal negra e suas performances ancestrais. O projeto foi criado pela Massuelem Cristina, 30 anos, artista visual, pesquisadora, curadora e gestora cultural. Assim como tantas profissionais na área, ela tinha dificuldades em gerenciar a própria carreira e se incluir no mercado comercial de artes visuais.
A partir deste ano, com o ingresso no programa da AngloGold Ashanti, o Ojú está concebendo um selo de produções para comercialização de produtos artísticos em uma loja virtual. O objetivo é gerar renda e visibilidade para artistas autodeclarados negros, indígenas e LGBTQIAP+.
“O investimento do Parcerias Sustentáveis vai para a criação de uma plataforma para venda de fotocópias, prints e obras de arte de fotógrafos, pintores, bordadeiras e profissionais de demais nichos e expressões artísticas”, conta Massuelem, que prevê o lançamento da ferramenta em dezembro de 2022.
Destaques
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Janaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVania Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?