Programa da Cargill atinge marca de 6 milhões de litros de óleo e gordura vegetal coletados
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/70428/cargill-470x300.jpeg)
Iniciativa ligada à marca de óleos LIZA, Ação Renove o Meio Ambiente colhe frutos do engajamento de consumidores e parceiros
Uma das principais iniciativas da Cargill voltadas para economia circular acaba de atingir a marca histórica de 6 milhões de litros de óleo de fritura coletados. O programa Ação Renove o Meio Ambiente, ligado às ações de sustentabilidade da marca de óleos LIZA, alcançou números de coleta que eram esperados para meados do segundo semestre, o que aponta para um engajamento cada vez maior dos parceiros e consumidores.
Criado em 2010, o programa surgiu como uma alternativa simples e prática para os clientes darem uma destinação correta aos resíduos gerados pelo processo de fritura. Além da instalação de pontos para entrega de óleo, o sistema de logística reversa também realiza atividades de educação ambiental e conscientização. A iniciativa se expandiu em sua primeira década e hoje se apresenta como uma plataforma sustentável, com mais de 1.400 pontos de coleta de óleos e gorduras vegetais presentes em 17 estados, além do Distrito Federal.
Na análise do coordenador de Sustentabilidade da Cargill, Marcio Barela, um dos ingredientes da receita de sucesso tem sido a participação ativa de parceiros e consumidores. “O programa inclui pontos de coleta em escolas, restaurantes, shoppings, supermercados, padarias e espaços públicos. A ideia é facilitar o descarte do resíduo pelos consumidores, afinal são eles que fazem tudo acontecer! Queremos atuar em conjunto: quem produz, quem vende e quem compra”, detalha ele.
Entre os pilares do Programa Ação Renove o Meio Ambiente está a ideia de economia circular, conceito criado no final da década de 1980, mas que se popularizou nos últimos anos. Em linhas gerais, ele orienta sobre a transformação de resíduos em matéria-prima para a criação de novos produtos. “O Brasil passou por grandes mudanças na última década, e a visão voltada para a sustentabilidade avançou muito: o que era desperdício, agora pode gerar renda e proteger ainda mais os recursos naturais”, completa Marcio.
As metas da empresa com o Ação Renove o Meio Ambiente são altas. Nos próximos anos, ele deve se tornar a maior plataforma de coleta deste tipo de resíduo, especialmente com a chegada de novos parceiros espalhados pelo País. Outra aliada da Cargill é a crescente conscientização quanto ao tema de sustentabilidade, pois o consumidor é um agente-chave neste cenário de mudança. “Os consumidores estão cada vez mais conscientes, eles querem participar, reciclar e inserir ações mais sustentáveis no seu dia a dia. Agir em conjunto é parte da solução e isso é uma conquista que não se traduz em apenas números”, finaliza Marcio Barela, da Cargill.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires