26 de janeiro de 2022

Programa Crescer, da Anglo American, abre inscrições para capacitação de produtores de queijo na região do Minas-Rio

Oportunidade é voltada a produtores dos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Serro

O Programa Crescer, da Anglo American, está com as inscrições abertas para capacitações técnicas e gerenciais voltadas a produtores rurais de queijo minas artesanal. A oportunidade é direcionada aos municípios mineiros de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Serro. Os interessados devem se inscrever até o dia 28 de fevereiro neste deste link. Em sua nova fase, o Crescer do Minas-Rio está investindo mais de R$ 9,5 milhões até 2023. Com isso, os recursos totais aplicados nessa frente de atuação, desde 2017, já passam dos R$ 20 milhões.

Com o apoio da ONG TechnoServe Brasil, as capacitações serão realizadas entre março e dezembro deste ano, por meio de encontros virtuais e presenciais, conforme protocolo vigente de combate à COVID-19. “Com este novo ciclo, vamos aumentar o suporte técnico a 50 novos produtores de queijo minas artesanal da região. Eles receberão capacitações e assistência técnica para desenvolver seus produtos e negócios, para obter certificações e acessar novos mercados. Além do desenvolvimento socioeconômico, a iniciativa apoia a preservação deste importante patrimônio regional. Tudo isso está alinhado ao nosso objetivo de desenvolver comunidades prósperas dentro do nosso Plano de Mineração Sustentável”, destaca Daniel Tito, gerente de Performance Institucional da Anglo American.

Os resultados obtidos durante a etapa anterior do Crescer mostram que essa orientação aos produtores pode gerar um aumento superior a 20% nas vendas dos produtores de leite e queijo, permitindo o investimento em novas tecnologias, com elevação da produção e lucratividade. “O nome do programa já diz tudo. Com o suporte da equipe, meu produto valorizou e expandiu a venda. Hoje, o meu queijo é encontrado em supermercado fora da cidade e os queijos maturados são por encomenda, pois não sobram para vender. Eu indico o programa a todos os amigos produtores”, ressalta Vicente Morais, produtor rural participante do Crescer, morador de Capitão Felizardo – povoado pertencente ao município de Conceição do Mato Dentro.

A nova oportunidade oferecida pelo Crescer é conduzida como um apoio técnico e gerencial, sem aporte de recursos financeiros aos produtores.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *