19 de abril de 2022

Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade/ESG da Escola Aberje inicia 3ª edição no dia 25 de abril

O curso oferece quatro módulos com 20 aulas que podem ser adquiridas separadamente

O curso oferece quatro módulos com 20 aulas que podem ser adquiridas separadamente

Reduzir o impacto ambiental negativo e potencializar o impacto ambiental positivo; este é o principal objetivo da Agenda de Sustentabilidade, que não está dissociada de uma valorização econômica. Destinado a profissionais que trabalham com as questões de Sustentabilidade/ESG em suas organizações, o Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade/ESG, oferecido pela Escola Aberje de Comunicação, terá início no dia 25 de abril e se estende até o dia 26 de setembro. O curso pode ser adquirido completo ou por módulo específico.

As aulas – online e de longa duração (90 horas) – são ministradas de segundas e quartas-feiras das 19h30 às 21h30 por especialistas no tema que trazem reflexões sobre ESG, exemplos práticos do mercado, tendências e técnicas de comunicação para a sustentabilidade. São quatro módulos e um total de 20 aulas que abordam questões que vão desde o panorama, tendências e movimentos do mundo em sustentabilidade; diagnóstico ESG e matriz de materialidade; o enfrentamento a crise climática pelas empresas; branding de causas e comunicação de marcas ativistas; diversidade, equidade e inclusão nas organizações, entre outras.

A coordenadora do curso, Mariana Spignardi explica como a sustentabilidade empresarial pode gerar retorno às empresas. “A Agenda de Sustentabilidade busca reduzir o impacto social negativo e amplificar o impacto social positivo. Nesse sentido, não tem como dissociar isso de um ganho econômico porque quando se otimiza o uso de recursos há economia. Se você pensa com cuidado na sua cadeia de fornecimento você está mitigando risco, cuidando das pessoas e dos aspectos ambientais. A Sustentabilidade não pode, não deve e não está dissociada de um ganho econômico”, frisa.

Mariana acentua que a responsabilidade socioambiental de uma empresa traz um retorno direto de economia de recursos, mas também traz um ganho indireto seja mitigando riscos e potenciais multas ambientais, por exemplo, ou seja amplificando o diferencial daquela empresa frente aos seus concorrentes. “Hoje, o consumidor valoriza marcas mais sustentáveis e que tem uma gestão econômica aliada a uma gestão ambiental e social. Isso já traz um diferencial que é revertido num retorno financeiro direto e indireto. Sem falar que olhar para questões  ESG diminui riscos da empresa, suas ações são mais valorizadas”.

Natália Tamura, também coordenadora do programa, destaca que adotar a sustentabilidade nos processos organizacionais traz diversos impactos positivos para as empresas como vantagens competitivas, melhoria na reputação e imagem, ampliação de diálogo com seus diversos públicos e, especialmente, maior lucratividade. “No Brasil e no mundo investidores têm percebido a importância de fazer investimentos em empresas que não sejam apenas lucrativas, mas que sejam capazes de conduzir seus negócios de forma saudável para seus públicos, para a sociedade e para o meio ambiente. Uma empresa que incorpora no âmago do seu negócio práticas ambientais, sociais e de governança demonstra não apenas maturidade, mas desempenho econômico e financeiro mais competitivos”, salienta.

 

PROGRAMAÇÃO:

MÓDULO 1: O que devemos saber sobre Sustentabilidade/ESG em 2022

Datas: 25 e 27 de abril e 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de maio 

 

Aula 1:

ESG e os desafios que o mundo enfrenta 

Datas: 25 e 27 de abril, 02 e 04 de maio 

Instrutora: Natalia de Campos Tamura

 

Aula 2: Panorama, tendências e movimentos do mundo em sustentabilidade

Datas: 09 e 11 de maio

Instrutora: Sonia Consiglio Favaretto

 

Aula 3: Diagnóstico ESG e matriz de materialidade

Datas: 16 e 18 de maio 

Instrutora: Mariana Spignardi

 

Aula 4: Os objetivos de desenvolvimento sustentável como plataforma de diálogo

Datas: 23 e 25 de maio 

Instrutora: Giovana Barbosa de Souza

 

MÓDULO 2: E (Environment) – Sustentabilidade ambiental atrelada às estratégias empresariais

Datas: 30 de maio e 1, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de junho

 

Aula 5: Mapeando riscos e oportunidades ambientais para produtos e serviços

Datas: 30 de maio e 01 de junho 

Instrutor: Danilo Gurdos

 

Aula 6: Mudanças climáticas, protocolos, acordos e relações intersetoriais

Datas: 06 e 08 de junho

Instrutora: Giovana Barbosa de Souza

 

Aula 7: O enfrentamento a crise climática pelas empresas

Datas: 13 e 15 de junho

Instrutora: Mariana Spignardi

 

Aula 8: Finanças verdes aliadas a metas ambientais

Datas: 20 e 22 de junho 

 

Aula 9: Branding de causas e comunicação de marcas ativistas

Datas: 27 e 29 de junho 

Instrutora: Patricia Galante de Sá

 

MÓDULO 3: S (Social) – Sustentabilidade Social como estratégia de negócio

Datas: 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de julho e 1 e 3 de agosto

 

Aula 10: Interface da sustentabilidade na construção das redes de apoio local

Datas: 04 e 06 de julho 

Instrutora: Natalia de Campos Tamura

 

Aula 11: Voluntariado como ferramenta de impacto para a sustentabilidade corporativa

Datas: 11 e 13 de julho 

Instrutora: Bruna Ribeiro

 

Aula 12: Uma nova narrativa para a economia de transição

Datas: 18 e 20 de julho 

Instrutora: Michele Nadir de Oliveira

 

Aula 13: Diversidade, equidade e inclusão nas organizações

Datas: 25 e 27 de julho

Instrutor: Reinaldo Bulgarelli

 

Aula 14: Inovação social corporativa e seu processo de implementação

Datas: 01 e 03 de agosto 

 

MÓDULO 4: G (Governance) – Governança e finanças Sustentáveis

Datas: 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 30 de agosto e 5, 12, 14, 19, 21 e 26 de setembro 

 

Aula 15: Investimentos responsáveis como indutores de iniciativas sociais, ambientais e de governança

Datas: 10 de agosto 

Instrutor: Fabio Alperowitch

 

Aula 16: Investimentos de impacto

Datas: 15 e 17 de agosto 

Instrutor: Gilberto Ribeiro

 

Aula 17: Gestão de impacto na prática: porque e como integrar a gestão de impacto no dia a dia da empresa

Datas: 22 e 24 de agosto 

 

Aula 18: Criação de valor compartilhado

Datas: 29 e 31 de agosto

Instrutor: Fabio Riserio

 

Aula 19: Comunicação para a sustentabilidade

Datas: 05 e 12 de setembro 

Instrutora: Karla de Melo

 

Aula 20: Indicadores e relatórios de sustentabilidade

Datas: 14, 19, 21 e 26 de setembro

Instrutores: José Augusto Lobato e Juliane Duarte

Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade/ESG
Datas: de 25 de abril a 26 de setembro
Horário: 19h30 às 21h30
Inscrição: aqui

 

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